EM BRASÍLIA: Tovar vai a ministérios e pede prioridade em obras fundamentais para desenvolvimento da Paraíba

0

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) está em Brasília cumprindo uma agenda junto aos ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional. Na pauta, pedidos direcionados aos ministros Tarcísio Gomes de Freitas e Rogério Marinho, respectivamente, para garantir a prioridade de obras na Paraíba como a construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina para a Paraíba; solicitação para duplicação da BR-230 no trecho compreendido entre o município de Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo; implantação de projetos de irrigação utilizando as águas do Rio São Francisco e a construção do terceiro eixo do Projeto de Integração do São Francisco (Pisf), para atender a região do Vale do Piancó.

De acordo com o deputado, as obras são fundamentais para garantir o desenvolvimento da Paraíba na região Nordeste. “Temos que garantir que essas obras sejam executadas de uma forma rápida e, por isso, estamos fazendo essa ponte junto aos ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional, solicitando prioridade na execução e apresentando aos ministros a necessidade das obras para o nosso estado”, disse Tovar.

Ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas, o deputado Tovar solicitou a viabilidade para realização de estudos técnicos visando a construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina. A CSN e o Governo Federal estão construindo a ferrovia, a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

O deputado também apresentou a importância para viabilização do início das obras que envolvem o trecho da BR230, que vai do entroncamento da BR-104, na saída de Campina Grande, até o entroncamento da BR-412, onde está localizada a Praça do Meio do Mundo. “Esse é um empreendimento que visa trazer mais segurança aos usuários, o desenvolvimento regional com o incremento da economia e uma melhora substancial na mobilidade urbana de Campina Grande”, afirmou.

Recursos hídricos – No Ministério do Desenvolvimento Regional, o deputado Tovar solicitou a prioridade para o início das obras do terceiro eixo do Projeto de Integração do São Francisco, para atender a Paraíba através do Rio Piancó, além de um estudo no percurso dos rios receptores das águas do Rio São Francisco, Rio Paraíba, Rio Piranhas e Rio Piancó (que receberá o terceiro eixo da transposição), para identificar os perímetros e áreas agricultáveis, com vistas a implantar projetos de irrigação eficiente para gerar economia e receita para o Estado e para as famílias ribeirinhas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.