Controle do fluxo de caixa pode ajudar empresas durante a pandemia

0

A desorganização financeira é um dos principais fatores para fechamento de empresas no Brasil. E nesse momento onde muitos negócios foram afetados pela necessidade de isolamento social durante a pandemia do Covid-19, a organização e controle financeiro é ainda mais imprescindível, independentemente do tamanho da empresa.

O fluxo de caixa é um importante instrumento para a gestão financeira, pois projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos. Quando o empresário entende seu fluxo de caixa, fica mais fácil a tomada de decisões importantes para a empresa, como fazer ou não investimentos, pegar empréstimos, contratações, demissões e até a realização de promoções e ofertas de novos serviços, que dependem dessa avaliação da saúde financeira.

A análise do fluxo de caixa da empresa muitas vezes é feita de forma manual ou através de planilhas. Mas a tecnologia ajuda bastante nesse momento. Sistemas de gestão financeira na Nuvem, como o YpControl, por exemplo, permitem acessar os dados de qualquer lugar e fazer os lançamentos futuros de forma prática e organizada, com relatórios e visualizações gráficas fáceis de interpretar para o empresário acompanhar as suas finanças e ter informação clara para a tomada de decisão. Com isso, é possível saber o que é necessário ajustar para manter o fluxo de caixa mais equilibrado.

“O YpControl é um sistema de gestão financeira paraibano, que auxilia micro e pequenas empresas de forma eficiente, monitorando a saúde financeira do empreendimento como se fosse um eletrocardiograma para o coração, oferecendo alertas caso ocorram anomalias. Dessa forma, é possível analisar se a empresa está indo bem ou não e em quais pontos ela precisa melhorar, tomando uma atitude rápida, para resolver o problema”, afirma Cláudio Piomonte, diretor do sistema financeiro.

É importante o gestor lembrar também que para um fluxo de caixa eficiente é preciso registrar as entradas e saídas nas datas corretas e fazer uma previsão para o futuro, pelo menos, para três meses. Por exemplo, se ele fez uma venda em duas parcelas, no contas a receber deve colocar o valor em duas vezes, nas datas corretas de entrada, de modo a contribuírem para oferecer uma visão real da saúde financeira da empresa.

A partir do fluxo de caixa bem gerenciado é possível analisar, planejar e identificar excesso e insuficiência de caixa, possibilitando tomadas de decisões que venham prevenir e solucionar problemas de equilíbrio no caixa e na saúde financeira do negócio.

“Nesse momento, não pode passar nada que vai impactar na capacidade de manter o negócio funcionando. Porém, o fato é que, como qualquer crise essa também vai passar e precisamos nos preparar para a retomada que virá, com certeza,” diz Cláudio Piomonte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.