Prefeitura segue com orientações de segurança para passageiros de ônibus

0

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), continua com ações da campanha ‘Juntos pela sua Segurança’. Nesta quinta-feira (16), a terceira ação presencial com agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) aconteceu no terminal de integração dos ônibus no bairro do Bessa.

Os usuários do transporte coletivo receberam dicas de como evitar possíveis furtos e de como ajudar quando presenciar alguma situação de violência. “Por muitas vezes, as pessoas acabam deixando expostos celulares e até dinheiro. Deixar seus pertences guardados dentro da bolsa é uma dessas dicas. Uma forma simples de evitar possíveis furtos”, afirmou Vitor Freire, comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, acrescentando que o Disque 153 da Guarda está disponível 24h para a população.

“O número 153 também está recebendo denúncias de assédio dentro dos ônibus. Nós temos que unir a sociedade na luta contra esse tipo de violência contra as mulheres. Esse também é um ponto forte da nossa campanha ‘Juntos pela sua Segurança’. Proteger as mulheres que utilizam o transporte público e, infelizmente, ainda acabam sendo importunadas e violentadas”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa.

Os guardas fizeram abordagens educativas dentro dos ônibus e adesivaram cartazes nos coletivos. No terminal, foi montada uma estrutura onde aconteceram apresentações da equipe do teatro de fantoches da Guarda, com conteúdo voltado para as dicas de segurança. Os bonecos ficaram transitando entre os passageiros conversando sobre a importância de estar atento dentro e fora do transporte público.

A passageira Isabel Cristina, que trabalha como doméstica no Bessa, fez questão de elogiar a campanha. Para ela, a ação oferece mais segurança para quem todos os dias passa pelo terminal de integração do bairro. “Eu gostei demais dessa atitude da Guarda Municipal. A gente aprendeu várias dicas fáceis e só a presença da Guarda aqui já deixa a gente mais seguro tanto no ônibus, como aqui no terminal”, observou.

Outras ações – A campanha ‘Juntos pela sua Segurança’ no transporte público continua a acontecer durante todo o mês de setembro de forma virtual, através das mídias sociais. A próxima ação presencial está marcada para acontecer no dia 23 deste mês no terminal de integração do Colinas do Sul.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.