Dia Internacional da Mulher: participação feminina na Contabilidade aumenta, mas é menor que o ideal

Bureau Contábil aposta em liderança feminina e tem 70% da equipe de trabalho composta por mulheres

0

No Dia Internacional da Mulher, a Bureau Contábil, assessoria empresarial sediada em João Pessoa, relembra que a trajetória rumo à igualdade das mulheres na Contabilidade ainda é longa, mas que avanços já foram conquistados: de acordo com dados de 2018 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 43% da força de trabalho na área em todo o Brasil era feminina.

O número é expressivo, mas ainda não é representativo do potencial feminino no setor. Conforme o Censo da Educação Superior 2015, 58% dos alunos matriculados em cursos de Contabilidade no país eram mulheres. Ciente dessa realidade, a Bureau Contábil assumiu o compromisso de valorizar ainda mais essa força de trabalho: três dos quatro gestores de departamento da empresa são mulheres, e elas hoje compõem 70% da equipe – inclusive em posições de liderança, como no caso da diretora administrativa Priscila Nelo. O número está consideravelmente acima da média verificada no mercado e representa uma inovação em uma área ainda vista por muitos como “masculina”.

Para além do compromisso e da responsabilidade social com a igualdade de gênero no mercado de trabalho, a grande participação feminina nos quadros da Bureau Contábil tem impacto direto sobre a produtividade e os resultados da empresa. Empreendimentos com diversidade de gênero significativa têm chances 1,4 vezes maiores de manter um crescimento sustentável e significativo: segundo a consultoria Ernst & Young, a diversidade aumenta a visão colaborativa de líderes e funcionários, promovendo maior celeridade nos processos e aumentando o senso de bem-estar entre os membros do time.

Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.