Esperança: pessoenses se emocionam ao tomar vacina contra Covid-19

0

Um momento de alegria e emoção. Assim é a definição de todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e estão se imunizando contra a Covid-19 em João Pessoa. Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, até este domingo (14), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já imunizou 29.221 pessoas. Dentre os primeiros imunizados, estão trabalhadores da saúde e idosos a partir dos 90 anos.

A psicóloga Cláudia Targino trabalha no Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) e aproveitou a oportunidade para se vacinar contra Covid-19 no Ginásio Ronaldão. “Esperamos quase um ano longe de todo mundo e, agora, a esperança é principalmente para reunir a família novamente. O que está pesando para todo mundo desde o início da pandemia é justamente estar longe de quem a gente ama. Então, a expectativa é grande para estarmos todos vacinados e voltarmos a nos reunir”, afirmou.

Moradora do bairro do Cristo, Jacklene Cassiano dos Santos levou a mãe, Francisca Maria da Conceição, de 90 anos, para se imunizar. “Desde março que estamos tomando todos os cuidados com ela, que faz parte do grupo de risco. Agora, com a vacina, é uma esperança que a gente está tendo para ela não pegar essa doença, que é realmente muito perigosa. Então, é um momento de alegria e emoção para toda a família”, disse.

Alegria para quem é vacinado e também para quem aplica as doses da vacina na população. “Eu fui vacinada faz uma semana e fiquei muito feliz. Agora estou trabalhando aqui aplicando a vacina e eu fico só olhando a emoção e a alegria de todo mundo. Inclusive, o povo pedindo para tirar foto para registrar esse momento que é tão importante para nosso país. Me sinto até orgulhosa de fazer parte dele”, relatou a técnica de enfermagem, Tatiana Kelly da Silva Medeiros, que trabalha na Unidade de Saúde da Família Colinas do Sul II.

Grupos prioritários – Já foram vacinados idosos a partir de 90 anos, idosos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores desses locais, servidores da saúde que trabalham na linha de frente contra Covid-19, profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados e cuidadores domiciliares ativos no home care.

Vacina – No primeiro lote, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu do Ministério da Saúde 15.191 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). Na segunda remessa, o município recebeu 11.850 doses da Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A terceira remessa da vacina foi de 1.330 doses da Coronavac e a quarta remessa com 5.780, também da Coronavac.

A previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.