Profissionais de saúde relatam emoção com a vacinação contra a Covid-19

0

“Tem sido um momento muito importante que estamos vivendo. Muitas pessoas na expectativa para tomar a vacina e, finalmente, chegou o momento tão esperado. Essa vacina representa um sinal de esperança, não só para nós, profissionais de saúde, mas para toda a população”. Esse é o relato da técnica de enfermagem Patrícia Marcelino do Nascimento, que trabalha, desde o início da pandemia, na linha de frente do Hospital Municipal Santa Isabel (HMS), dando assistência aos pacientes internos com Covid-19.

Essa tem sido a reação de muitos trabalhadores que estão recebendo as equipes de imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nos hospitais que prestam assistência aos pacientes com síndromes gripais ou já diagnosticados com Covid-19. Esses profissionais estão recebendo a primeira dose do imunizante que previne contra o novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

A técnica de enfermagem Marenilza Martins, que integra a equipe da seção de imunização da Vigilância Epidemiológica (Viep), está participando da campanha, atuando como vacinadora, e falou de como está realizada em poder levar essas doses a cada um dos profissionais. “Observamos um brilho em cada olhar. Em breve espero que essa realidade chegue a todos, porque até aqui tivemos muita fé e, agora, seguimos aplicando doses de esperança a esses colegas guerreiros que estavam na linha de frente dessa batalha”, disse a profissional.

O município de João pessoa recebeu neste primeiro lote 15.191 doses da coronavac. Na quarta-feira (20), foram contemplados com a campanha de vacinação os Hospitais Municipais Santa Isabel, Valentina Figueiredo, além do Hospital Clementino Fraga, Hospital Universitário Lauro Wanderlei (HULW), Unimed, UPAS Bancários, Cruz das Armas, Valentina e Oceania e o Samu-192. A partir desta quinta-feira (21), as equipes dão início a imunização dos profissionais do Hospital Frei Damião, Hapvida, Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves.

“É importante que as pessoas respeitem a prioridade de cada grupo e saibam que à medida que as vacinas forem chegando, a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir para os públicos, seguindo as orientações e o cronograma do Programa Nacional de Imunização”, destacou Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da seção de imunização da PMJP.

A previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

Dados Epidemiológicos – Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até esta terça-feira (19), já foram confirmados 40.361 casos da doença e 1.038 óbitos em João Pessoa. O boletim epidemiológico pode ser acessado no Painel Covid-19, pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/3be82460176d4046b0c827d4d65e81a4.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.