Sudene aponta João Pessoa como terceira melhor gestão do Nordeste

Ranking avalia qualidade das administrações municipais

0

A atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) acaba de receber mais um reconhecimento que atesta a qualidade do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos com o modelo de gestão com foco em resultados implementado pelo prefeito Luciano Cartaxo. A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) divulgou levantamento que avalia a qualidade das administrações municipais e aponta João Pessoa como a terceira melhor gestão do Nordeste no Ranking Sudene IGM/CFA 2020.

“Ficamos muito felizes de ver que todo o nosso esforço e dedicação ao longo destes oito anos é reconhecido e que órgãos externos atestam que nós colocamos João Pessoa em um rumo de desenvolvimento com uma gestão que planejou e executou políticas públicas que melhoraram a vida da população em todas as áreas. Superamos crises política e econômica, enfrentamos uma pandemia, e João Pessoa segue segura, equilibrada financeiramente e com capacidade de investimentos que garantem muitos anos de avanços” afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

João Pessoa superou outras capitais como Recife (PE), Natal (RN), Teresina (PI), Aracaju (SE), Maceió (AL) e São Luiz (MA). A Sudene utilizou o Índice de Governança Municipal (IGM), elaborado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que consiste em uma ferramenta de controle social e transparência da gestão pública, considerando áreas como saúde, educação, planejamento urbano e gestão fiscal, entre outros.

Com este estudo, que utiliza uma métrica de governança pública construída a partir de três dimensões – finanças, gestão e desempenho –, a Sudene cumpre o eixo 6 do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Ele trata do desenvolvimento institucional e do fortalecimento das gestões locais, e tem capacidade de identificar as principais dificuldades de cada município, possibilitando o direcionamento de ações específicas. O levantamento comparou os indicadores entre cidades de perfil similar.

Mais prêmios – Em novembro, a atual gestão foi primeira colocada no Nordeste no Ranking Nacional de Competitividade e a melhor posicionada em todo o País como a que tem o menor índice de endividamento público. João Pessoa também foi reconhecida como a melhor cidade do Nordeste para se viver pela Macroplan, recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco pelo trabalho desenvolvido no artesanato e arte popular, o prêmio internacional Gestão para Resultados de Desenvolvimento (BID), entre outros prêmios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.