CCJ é favorável a projetos de enfrentamento à violência contra a mulher e ao desperdício de alimentos

0

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) apreciou 121 matérias, que estão tramitando no Legislativo, durante reunião realizada nesta quarta-feira (9). Entre elas, destacam-se a criação do ‘Programa de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Primeira Infância’ e a municipalização do combate ao desperdício de alimentos e doação de excedentes para o consumo humano.

Dos projetos que receberam pareceres favoráveis do colegiado, o PLO 2.225/2020 cria o “Programa de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Primeira Infância”. De autoria do vereador Zezinho Botafogo (Cidadania), a medida tem como objetivo o desenvolvimento, de forma natural, da conscientização de crianças a respeito desse problema.

“A violência contra as mulheres é uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, pois pode atingir seu direito à vida, à saúde e à integridade física. O presente projeto de lei visa a ajudar a moldar nas crianças, desde muito cedo, o conceito de que praticar qualquer ato de violência é algo errado”, justificou Zezinho Botafogo.

Outro projeto com parecer favorável aprovado foi o PLO 2.234/2020, de Bruno Farias (Cidadania), que recepciona no município a Lei Federal 14.016, de 23 de junho deste ano, que dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano.

Ao justificar a proposta, Bruno Farias salientou que a norma vai facilitar e promover doações, já que, hoje em dia, bares, restaurantes, supermercados e comércios afins pouco ou nada doam, sejam alimentos processados ou in natura, temendo serem cível ou penalmente responsabilizados, caso os beneficiários sofram algum prejuízo à saúde, em relação ao alimento que foi oferecido. “Nas últimas décadas, a Capital tem presenciado um aumento significante de famílias em situação de vulnerabilidade, de forma que a ajuda institucional e humanitária, através da doação, certamente será um alívio no combate à fome”, comentou.

Com o intuito de analisar melhor as proposituras, podendo acrescentar ou reduzir o conteúdo delas, a CCJ acatou dois pedidos de vista do vereador Dinho (Avante). Trata-se do PLO 1.847, de autoria de Marcos Vinícius (PL), que institui o Dia do Trabalhador da Saúde do Município, a ser comemorado em 20 de março; e do PLO 2.283/2020, de autoria do vereador Lucas de Brito (PV), que altera o Fundo de Gestão, Desenvolvimento e Modernização da Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa (Lei nº 11.995). A mudança prevê que o rateio das receitas de determinados honorários advocatícios, que não tenham sido efetuados no mês da arrecadação, ocorra, ainda que no exercício financeiro seguinte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.