Cartaxo entrega obra de proteção da Barreira do Cabo Branco

0

A atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concluiu mais uma obra aguardada e discutida há décadas pela população: a proteção da Barreira do Cabo Branco. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta segunda-feira (23) o enrocamento do sopé da falésia. São quase dois quilômetros de pedras implantadas na faixa de areia protegendo a base da barreira da quebra de ondas do mar.

“Chegamos ao momento histórico de entregar a obra que garante a proteção da nossa falésia, um dos principais cartões postais da cidade. Com a colocação de pedras, protegemos a base da barreira, e com outra ação objetiva que foi a implantação da drenagem no alto, pegando os bairros de Seixas e parte do Altiplano, fazemos com que as águas das chuvas que vinham com muita velocidade para o pé da barreira tenham agora um outro direcionamento”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.

Foto: Dayse Euzébio (Divulgação SECOM-JP)

 

A obra do enrocamento consistiu na colocação de pedras criando uma mureta e um novo espaço entre a base da barreira e as ondas que atingiam a falésia com forte intensidade e provocavam sua erosão. Com o processo erosivo que era causado pelas ondas, elas carregavam sedimentos, fazendo a barreira naturalmente se acomodar. Isso refletia na diminuição de trechos no alto da falésia. Na obra, a área da praia recebeu um volume de 16.914,22 metros cúbicos de pedras, tendo a extensão de mais de 1.800 metros de enrocamento.

O enrocamento integra o projeto elaborado pela atual gestão para a proteção da Barreira do Cabo Branco. Ele foi apresentado e aprovado no Ministério da Integração Nacional e considerado o mais completo para ser executado. Aliado ao enrocamento, a drenagem envolve uma área de cinco hectares, nos quais a PMJP implantou o sistema de coleta de águas pluviais e de pavimentação de ruas.

A intervenção da nova rede de drenagem disciplina o curso da água das chuvas até a praia reduzindo o impacto que ela causava no alto da barreira durante seu escoamento. Com a implantação das novas manilhas, a capacidade de escoamento é quatro vezes maior. Para se ter ideia, estão foram substituídas manilhas de 400 de diâmetro por novas de 1.500 de diâmetro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.