OAB-PB integrará Pacto Global da ONU e reforça protagonismo social e de combate à corrupção

0

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), foi aceita como integrante do Pacto da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi lançado em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para as empresas e Instituições alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

A OAB Paraíba é uma das poucas Seccionais do Brasil a compor o Pacto Global, que é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com cerca de 14 mil membros em 70 redes locais, que abrangem 160 países. A diretora tesoureira da OAB-PB, Laryssa Almeida, destaca que a OAB-PB irá executar os princípios do Pacto por meio de ações e eventos institucionais.

“Me alegro em compartilhar com a Advocacia Paraibana que a nossa Seccional passou a ser signatária do Pacto Global da ONU, juntando-se às seccionais do Paraná, Rio de Janeiro e ao Conselho Federal. Estou muito feliz com a concretização deste pleito e por ter coordenado todo o processo. O Pacto Global é uma iniciativa de responsabilidade corporativa e para o aperfeiçoamento institucional das entidades que o compõem. A nossa Ordem deu um importante passo para protagonizar no cenário global com inovações e aperfeiçoamento de gestão que impactarão toda sociedade”, afirmou Laryssa Almeida.

Já o presidente Paulo Maia ressalta que as ações que vem realizando nos últimos anos pela OAB-PB gabaritam a Seccional a integrar o quadro de instituições ligadas à ONU e compor o Pacto Global, que é referência nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“No cerne do Pacto Global está a convicção de que as práticas organizacionais enraizadas em princípios universais ajudam o mercado global a ser mais social e economicamente inclusivo, promovendo assim objetivos coletivos de cooperação internacional, paz e desenvolvimento. Isso demonstra o compromisso da OAB-PB com a sociedade e a advocacia”, disse o presidente.

Entre os objetivos do Pacto, destacam-se: assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, educação de qualidade, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos, como água potável, saneamento básico, trabalho decente e crescimento econômico.

Princípios

O Pacto Global advoga 10 princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.

Confira as diretrizes dos princípios, nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção clicando AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.