Ortotrauma de Mangabeira é segundo melhor entre 47 hospitais do País em projeto do Ministério da Saúde

0

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) é o segundo melhor entre os 47 hospitais do País acompanhados pelo projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, na apresentação de indicadores de redução de superlotação nas urgências. O resultado foi conhecido nesta terça-feira (10), durante mais um encontro do projeto, que tem a participação do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, promovendo consultoria junto à unidade hospitalar da Capital.

A parceria vem sendo realizada desde setembro, com duas reuniões quinzenais, no Ortotrauma, onde uma dupla de profissionais do Hospital Sírio-Libanês (um médico e um especialista de processos) realiza visitas para capacitar as equipes, com o objetivo de melhorar os processos, baseado em tempo e valor, além de implementar ações de acordo com as ferramentas da metodologia Lean.

Foto: Divulgação SECOm-JP

O médico Ricardo Camelo, um dos profissionais do Sírio-Libanês que prestam consultoria no projeto, elogiou os resultados obtidos pelo Ortotrauma, destacando principalmente a forma com que o hospital vem otimizando a liberação de leitos hospitalares. “O que a gente tem discutido muito e realmente tem melhorado, pelo menos é o que os números mostram, é que esse giro de leitos aumentou e melhorou, e está ficando cada vez mais otimizado – daí os pacientes estão subindo com maior rapidez e a lotação tem diminuído no pronto socorro”, explicou.

Ricardo Camelo também ressaltou o envolvimento de todos os setores do Ortotrauma dentro do projeto. Embora o foco maior seja na porta de entrada, na urgência, o sucesso dele depende da participação do hospital como um todo. “Desde o primeiro dia até hoje, a gente percebe a melhora cada vez maior de todos os setores do Ortotrauma, seja na assistência, no suporte gerencial, os enfermeiros e médicos do pronto-socorro, até a direção, a hotelaria, farmácia, laboratório, todo mundo envolvido em prol de melhorar o hospital”.

A diretora-geral do Ortotrauma de Mangabeira, Ana Giovana Medeiros, que também vem participando das reuniões, disse que os indicadores positivos refletem uma nova fase do hospital. “É uma alegria muito grande estar compartilhando esse momento com todos os profissionais, porque isso é dedicação e avanço – não só na assistência e no cuidado, mas na reorganização de processos de trabalho de todo o hospital”, comemorou.

“Estamos chegando na fase final dessa consultoria, mas vamos seguir com as orientações do projeto Lean nas Emergências, porque é um processo que está refletindo no cuidado, na agilidade, e uma prova disso é que não tivemos mais superlotação na porta de urgência”, completou Ana Giovana Medeiros.

O próximo encontro do projeto Lean nas Emergências, com a participação dos profissionais do Ortotrauma de Mangabeira com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, vai acontecer no próximo dia 23. Essa será, também, a última do projeto, que envolve a implementação do Plano de Capacidade Plena (PCP), que é um plano de contingência, com normas que estabelecem os níveis de risco que o ambiente está correndo para desenvolver uma ação do hospital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.