Secretaria de Saúde divulga Protocolo Sanitário para o Dia de Finados na PB

0

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (26), o protocolo sanitário com recomendações para o feriado de Finados, dia 1º de novembro, na Paraíba. O guia reúne orientações para gestores, trabalhadores e para a população em geral sobre práticas adequadas ao enfrentamento da disseminação da Covid-19 no Estado. Além das recomendações habituais sobre a higiene das mãos, distanciamento social e uso das máscaras, o protocolo orienta sobre a visita aos cemitérios, criptas e realização de celebrações religiosas.
 
De acordo com as orientações, é recomendado que pessoas de idade igual ou superior a 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, assim como as gestantes e puérperas, evitem as visitas aos cemitérios e celebrações religiosas. Pessoas que sofrem de alguma comorbidade tais como: cardiopatias graves; pneumopatias graves ou descompensados asma moderada/grave, DPOC; doenças renais crônicas em estágio avançado; diabetes mellitus ou fragilidade imunológica também devem permanecer resguardadas neste período.  
 
De acordo com o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, é tradicional que a população preste homenagem aos entes queridos já falecidos, porém é preciso lembrar que é possível fazer isto sem descuidar do combate ao novo coronavírus, e reforça que a existência de um protocolo sanitário dedicado ao setor não determina sua abertura.
 
“O objetivo do protocolo sanitário é, com base em evidências, determinar as medidas de controle para prevenção da infecção pela Covid-19 considerando as especificidades de cada setor. É importante que a população confira a classificação de municípios por bandeiras e as especificações de cada segmento, concebidas no Plano Novo Normal Paraíba”, ressalta.
 
Durante as homenagens no Dia de Finados é recomendado que os familiares permaneçam um curto período de tempo nos locais, não promovam aglomeração e carreguem consigo garrafinhas com água e sabão, ou álcool em gel, para limpar as mãos ao entrar e sair do ônibus/transporte e no cemitério. Todas as informações sobre o protocolo sanitário podem ser encontradas no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/dia-de-finados-1.pdf  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.