Triênio 2021/2023: Conheça as propostas e os eixos da Chapa “Renova Coren-PB” para a eleição do Conselho de Enfermagem

0

A chapa  “Renova Coren-PB” divulgou as propostas e os eixos para eleição do Conselho de Enfermagem  para o triênio  2021/2023 e que  será realizada 8 e 9 de novembro deste ano de acordo com o Art. 1º da Resolução COFEN nº 642/2020.

De acordo com a representante da chapa, Selda Gomes, como uma das propostas,  a Chapa “RENOVA COREN-PB”, defende um processo administrativo gerencial transparente, uma atuação em defesa da profissão e que respeite os preceitos éticos dos profissionais e da boa conduta, além dos princípios orientadores da boa gestão pública.

Ainda segundo Selda Gomes, a chapa representa um desafio para entender os limites que delimitam o cenário possível para a implementação de propostas inovadoras. Tais propostas deverão atender aos anseios da categoria, em seus amplos cenários de atuação. A

“As propostas para o triênio 2021/2023 são orientadas pela perspectiva de mudança, através de uma lógica que visualize os diversos cenários de atuação da categoria, seja na prática, seja no ensino e/ou na pesquisa”, afirmou Selda  Gomes.

A chapa “Renova Coren-PB” apresenta em sua carta-proposta os seguintes eixo:  Ciência e Tecnologia, do Reconhecimento e Valorização Profissional; do  Cuidado de Enfermagem e Segurança do Paciente;  da  Ética e Fiscalização Profissional – a  essência do Conselho de Classe, da  Gestão e Transparência e da participação Social e Articulação Política e Interfederativa.

Eixo da ciência a proposta é  Implantar a Câmara Técnica de Ciência eTecnologia, os Programas “InspiraCoren/PB” com cursos gratuitos e  “EnfpesqCoren/PB” de incentivo a Pesquisa, além de  o Programa “Estagiário Remunerado na Enfermagem” e a Revista de Enfermagem Paraibana “Temas em Enfermagem”.

No Eixo do Reconhecimento e Valorização Profissional,  estão:  a participação  dos Eventos voltados para profissionais de Enfermagem incentivando a premiação para os destaques em cada área da Enfermagem;   Fortalecer a categoria profissional em suas áreas de atuação; . Divulgar a importância e o trabalho dos profissionais de Enfermagem e  Criar rede de conveniados, para que os profissionais tenham descontos em diversos serviços, tais como: aquisição facilitada de imóveis, plano de saúde, entre outros.

Apoiar a rede de saúde pública e privada, visando a proteção dos profissionais de Enfermagem, no âmbito das discussões do Programa Nacional de Segurança do Paciente;  Implantar Câmaras Técnicas de atenção básica, urgência e emergência, saúde do trabalhador e de segurança do paciente e  apoiar a rede de saúde pública e privada que almeja aderir ao Selo de Qualidade do Cofen, fazem parto do eixo do Cuidado de Enfermagem e Segurança do Paciente

s pontos do eixo: Ética e fiscalização  profissional – A essência do Conselho de Classe são:   (Re)qualificar a fiscalização do exercício profissional, com rotina de caráter educativo e preventivo, sempre dialogando fiscais do Coren-PB, gestores e profissionais de Enfermagem e  combater o exercício ilegal da profissão por profissionais de Enfermagem.

Faz parte do eixo ‘Gestão e Transparência:  Assegurar que noprazo de até 15 dias úteis seja emitida a Carteira de Identidade Profissional e de Responsabilidade Técnica;  Implantar a transmissão ao vivo dereuniões do Plenário do Coren-PB;  Implantar sistema online de acompanhamento de processos administrativos;  Instalar uma central de atendimento virtual e telefônica, de forma resolutiva e atenciosa; Realizar seleção pública anual de Pareceristas de processo;  Manter o Planejamento anual e a prestação de contas do Coren-PB à disposição pública; Garantir a participação dos profissionais da Enfermagem em Câmara Técnicas, fóruns de discussão, entre outros, vislumbrando uma Enfermagem participativa;   Implantar a Subseção em Patos e re(estruturar) a Subseção de Campina Grande e   Entregar a Categoria a sede nova e própria do Conselho de Enfermagem da Paraíba.

O eixo 6 – Participação Social, Articulação Política e Interfederativa –  pretende  criar uma Comissão para estudo e elaboração de proposta de projetos de lei, no âmbito estadual e municipal;  Realizar agenda cultural e científica na semana de Enfermagem do Coren-PB;  Promover parcerias com os Sindicatos e a Associação Brasileira de Enfermagem/ ABEN – seção Paraíba e outras entidades de Enfermagem, implementando inclusive a “Frente Única da Enfermagem Paraibana” e apoiar a luta política em prol da aprovação dos/a: – PL 2295/2000 (30 horas); PL 3739/2020 (30 horas). PL 459/2015 (piso salarial);  PL 2564/2020 (piso salarial);  PL 2997/2020 (piso salarial) e PL 4998/2016 (repouso digno).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.