Cartaxo entrega novo trecho da Avenida Passeio Epitácio Pessoa

0

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou, na manhã desta segunda-feira (19), as obras da Avenida Passeio Epitácio Pessoa, e entregou mais um trecho da nova via, inteiramente nova para a população. Os trabalhos seguem avançando em vários trechos do corredor, que já tem concluídos dois quilômetros de calçadas novas acessíveis e dotadas de infraestrutura para estimular o passeio público.

Foto: Divulgação SECOM-JP

Também já foi implantada a nova tecnologia nos semáforos que, no período da noite, acendem uma luminária de LED na faixa de pedestre quando os sinais fecham para clarear a via para que os pedestres atravessem em segurança. Essa é a maior intervenção na Avenida com uma reestruturação total em um moderno projeto que alia tecnologia e urbanismo, tornando a avenida mais humanizada e um verdadeiro espaço de compartilhamento e de permanência pelas pessoas.

“A Avenida Passeio Epitácio Pessoa é um novo conceito, mais moderno e humano para a cidade que estamos construindo desde 2013. João Pessoa já ganhou uma Avenida Beira Rio totalmente nova, em um padrão que é referência em mobilidade urbana, e agora o principal corredor da cidade passa pela maior intervenção de sua história. Com um projeto em execução que privilegia o pedestre e dá mais oportunidade para que idosos e pessoas com algum grau de deficiência transitem de um extremo ao outro da via em segurança e com mais conforto”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

As obras, realizadas inteiramente com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), já foram concluídas desde o início da avenida a partir da Praça da Independência até o início do bairro da Torre, na Avenida Barão de Mamanguape. Neste trecho, quem transita pela via já pode observar as novas calçadas inteiramente renovadas e acessíveis, e todas seguindo um mesmo nível para facilitar o deslocamento de pessoas com necessidades especiais, contando com rampas, piso tátil e sinalização. As obras coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) contemplam também o canteiro central com novas pedras portuguesas e todo o trabalho de paisagismo, tornando o ambiente mais agradável e acolhedor, com novas árvores e plantas em toda a sua extensão e floreiras de chão e suspensas no alto dos postes. Também já foram instaladas as novas lixeiras e bancos.

De acordo com Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a Avenida também conta com sistema semafórico monitorado pelo Google em tempo real, permitindo que, de acordo com o fluxo de veículos, os semáforos sejam controlados para garantir maior fluidez. O mesmo sistema também está implantado no Retão de Manaíra e Avenida Rui Carneiro. A iluminação na tecnologia LED para reforço da segurança na travessia dos pedestres em toda a Avenida Passeio Epitácio Pessoa também já foi implantada. Com isso, todas as vezes que os semáforos fecham, se acende uma luminária LED para reforçar a iluminação da faixa.

Integração com o Largo de Tambaú – Chegando ao final da via, já na região da praia, a Avenida Passeio Epitácio Pessoa vai se integrar ao projeto do Largo de Tambaú. O projeto do Largo de Tambaú compreende uma área de 8.621 metros, permitindo o compartilhamento dos espaços para oferecer a convivência saudável no trecho de chegada ao Busto de Tamandaré, se transformando em uma ampla área de convivência, com espaço para caminhadas, atividades culturais e passeio para a população da Capital e turistas.

A avenida – A Epitácio Pessoa, que teve sua construção iniciada na última década de 20, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população. Para melhorar a segurança e facilitar o deslocamento à noite a via recebeu 448 pontos de iluminação em LED. O transporte público também passa por lá, através de 51 linhas de ônibus, com maior agilidade graças aos 7,4 km de faixas exclusivas, que reduzem o tempo do percurso dos ônibus.
.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.