Dia D de imunização contra poliomielite acontece neste sábado em JP

0

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (17) o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e a Vacinação contra a Poliomielite. Na primeira semana de campanha, já foram imunizadas aproximadamente 3.200 crianças.

Segundo Fernando Virgolino, Chefe de Imunização da SMS, haverá mais de 100 pontos de atendimento, entre Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI), funcionando de 08h às 12h: “Com a vacinação acontecendo normalmente de segunda a sexta, o dia D é voltado para atender aqueles pais que não podem levar as crianças e adolescentes durante a semana”, explicou ele.

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, além de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente estarão disponíveis e é muito importante que os pais não deixem de levar seus filhos.

O público-alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde, para a multivacinação são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Já a campanha contra a poliomielite será voltada para as crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. A meta para a campanha é vacinar 95% do grupo com idade de um ano a menor de cinco anos.

Campanha de vacinação – A campanha será durante todo o mês de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas nas unidades de saúde da família (USF), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h às 16h; nas policlínicas municipais, de segunda a sexta, das 7h às 17h; e no Centro Municipal de Imunizações (CMI), também de segunda a sexta, das 8h às 16h. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem ligar para o telefone: 3212-3371.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.