Ortotrauma realiza mais de 6,7 mil atendimentos e 520 cirurgias durante o mês de setembro

0

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 6.747 atendimentos durante o mês de setembro entre ortopedia, ambulatório, clínica médica, fisioterapia, neurologia e psiquiatria. Queda de altura, com 257 casos, e queda de moto, com 148, foram as maiores ocorrências em atendimentos de urgência médica.

O levantamento realizado pela unidade hospitalar ainda registra um total de 520 cirurgias realizadas e 129 exames de raio X. Para as pessoas que tiveram algum acidente e foram submetidas a cirurgias de ortopedia na unidade hospitalar, no Ortotrauma são ofertados tratamentos de recuperação e reabilitação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor).  O paciente de pós-operatório chega ao Cendor a partir da indicação do cirurgião e o tempo médio de tratamento varia conforme as particularidades de cada paciente.

Referência – A diretora técnica do Ortotrauma, Renata Motta, orienta a população sobre o perfil de atendimento da unidade hospitalar, em que tipo de situação o usuário pode procurar atendimento – o Ortotrauma é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde.

“Essa é a referência de ortopedia, já a referência de cirurgia clínica são pacientes com quadros de abdome agudo inflamatório, que são apendicites, colecistite. Já aqueles casos de menor complexidade, como uma gripe, dor de cabeça, uma diarreia, por exemplo, a recomendação são as Unidades de Saúde da Família, que tem cobertura por toda cidade”, explicou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.