João apresenta projetos de expansão do Porto de Cabedelo a embaixador e cônsul dos EUA

Governo também quer implantação do estaleiro de Lucena

0

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quarta-feira (23), no Porto de Cabedelo, a visita do embaixador dos Estados Unidos No Brasil, Todd Chapman, e da nova cônsul geral dos Estados Unidos, em Recife, Jessica Simon. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual apresentou os potenciais econômicos da Paraíba e os projetos de expansão da infraestrutura do Porto de Cabedelo e de implantação do estaleiro para reparos navais no município de Lucena.

No encontro, o gestor também destacou a organização fiscal da Paraíba e as possibilidades de atração de novos investimentos. “Nós temos um Estado organizado na forma como vem sendo administrado e estamos de portas abertas para mantermos e ampliarmos parcerias. A Paraíba tem se notabilizado pela sua localização estratégica, pelos investimentos em infraestrutura hídrica e rodoviária e por uma gestão que faz política de inclusão social”, comentou.

Durante a apresentação, a equipe técnica da gestão estadual detalhou os indicadores que colocam o Estado em posição de destaque no país, a exemplo do ranking de competitividade, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que aponta a Paraíba como o segundo Estado mais competitivo do Nordeste, bem como a classificação B junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), atestando o equilíbrio fiscal do Governo.

Os projetos de expansão da infraestrutura do Porto de Cabedelo e da instalação do estaleiro para reparos de navios, em Lucena, que prevê um investimento de US$ 1 bilhão e a geração de seis mil empregos no Estado também foram destacados. “Nós tivemos a possibilidade de apresentarmos os projetos do Porto de Cabedelo e renovamos a possibilidade da construção do estaleiro em Lucena, um projeto que tem total sinergia com o Porto e vai trazer mais movimentação de navios e mais desenvolvimento para a região. Ficamos muito animados para que esse diálogo possa amadurecer para que as parcerias e os investimentos que esperamos sejam concretizados”, falou a presidente da Companhia Docas, Gilmara Temóteo.

Ela também explicou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Companhia Docas no Porto. “Nós temos alguns projetos em curso de expansão, principalmente, dos terminais que operam os combustíveis, mas outros terminais que operam os granéis sólidos que são o trigo, o malte e a cevada, e pretendemos, em breve, iniciar as obras que irão fazer toda a requalificação do Porto, como a recuperação da pavimentação e as reformas dos armazéns que já estavam nos projetos de 2020 e serão retomados nos próximos dias com o lançamento de editais para dar continuidade ao desenvolvimento que está sendo pensado para o Porto de Cabedelo”, acrescentou a presidente da Companhia Docas.

O embaixador Todd Chapman elogiou a disciplina administrativa do Estado e se colocou à disposição para fortalecer parcerias entre os Estados Unidos e a Paraíba. “Eu estou aqui para conhecer as oportunidades, estabelecer um melhor conhecimento sobre o Estado e para apresentar nossa nova cônsul que chegou ao país há duas semanas. Então, podemos caminhar juntos em áreas como a educação, segurança pública, turismo, investimento e comércio, por isso, estamos buscando as ideias para que o Consulado dê seguimento a esses temas e sei que vamos encontrar áreas para trabalharmos juntos”, disse.

“É uma satisfação estar aqui, entendo que o governo estadual vem desenvolvendo parcerias importantes e estou muito animada para continuarmos esse trabalho”, disse a cônsul geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon.

Também acompanharam a reunião, os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente); Marialvo Laureano (Fazenda); Gilmar Martins (Orçamento, Planejamento e Gestão); Ronaldo Guerra (Chefe de Gabinete do Governador); Rômulo Polari Filho (presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep); e Raquel Cavalcanti (assessora de Relações Internacionais da Cinep).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.