Paraíba amplia oferta de exame laboratorial para Covid-19

0

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), irá ampliar a oferta de exame laboratorial para o diagnóstico da Covid-19. O intuito é fortalecer as ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A SES emitiu uma Nota Técnica, em conjunto com o Lacen-PB e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB), para atualizar e subsidiar os serviços de saúde do Estado com orientações e ações de vigilância epidemiológica e laboratorial.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o teste de biologia molecular, RT-PCR, é o modelo mais qualificado de avaliação da população. Ele afirma que durante os 4 meses de pandemia, os testes rápidos adquiridos pela SES tiveram a sua função e que, a partir de agora, eles serão substituídos progressivamente. “Nós estamos aguardando a chegada de mais kits de extração de amostra e outro equipamento para aumentar nossa capacidade de realização de exames em 200 por cento. O exame laboratorial RT-PCR foi amplamente utilizado em países da Europa e o rendimento dele é considerado padrão ouro, por apresentar um resultado mais fidedigno”, pontua.

Sobre a Nota Técnica, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explica que a maior mudança divulgada na nota se deu nos critérios de confirmação dos casos com adição da imagem de exames como critério para confirmação de caso de Covid-19; além da ampliação do grupo prioritário para a testagem por RT-PCR e dos serviços de coleta de amostras para a realização do exame, que são: Hospital público ou privado com caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); todas as unidades sentinelas de Síndrome Gripal (SG); e os Centros de Atendimento para Enfrentamento  da Covid-19 estadual e municipais com coleta de 100% dos casos com SG.

“O Ministério da Saúde anunciou em julho o plano de testagem da população como parte das estratégias de prevenção e combate à pandemia. Uma das etapas do Confirma Covid tem como estrutura receber exames coletados nos serviços enviados para o Lacen de cada estado. Dessa forma, a SES PB trabalha para ampliar a capacidade de resposta local do Lacen PB com previsão de realizarmos 1000 exames/dia. A Nota Técnica conjunta da SES e Cosems vem auxiliar os municípios a fortalecer a vigilância”, destaca.

A gerente afirma que, além da nota, a SES está realizando videoconferências com os municípios para sanar as dúvidas e treinamentos de coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR. Ela reforça a importância da notificação de casos nos sistemas oficiais. “Reforçamos com os municípios que notifiquem e alimentem o sistema e-SUS, pois só assim nós teremos uma realidade mais fidedigna da pandemia no Estado”, pontua.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.