Governo realiza capacitação sobre amamentação e nutrição do bebê

0 125

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) dá início a uma programação de capacitações virtuais e lives sobre a importância do aleitamento materno. De 3 a 25 de agosto, profissionais que atuam no Banco de Leite Anita Cabral serão responsáveis pelas orientações a respeito do universo da amamentação, que visam atingir tanto profissionais da saúde, quanto a sociedade civil. A iniciativa faz parte do Agosto Dourado, como é chamado o mês alusivo às mobilizações sobre o aleitamento materno. Entre os assuntos abordados nas palestras e diálogos estão: nutrição na primeira infância, o manejo clínico, técnica para amamentação e a interferência dos bicos de borracha.

De acordo com a diretora geral do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, o seminário é voltado para os profissionais da Rede de Banco de Leite da Paraíba, dos pontos de coleta, da atenção básica, bem como para os profissionais da saúde que atuam nos Hospitais Amigos da Criança. As palestras terão a duração média de 2h, e para participar é preciso se inscrever através de links direcionados para cada tema. “O Agosto Dourado vem trazer a reflexão da amamentação como fator social e não apenas como fator biológico e de responsabilidade apenas da mulher, esta atualização profissional faz parte do trabalho de conscientização para prestarmos uma boa assistência às mães e às crianças”, explica.

Além dos profissionais, o mês de mobilização conta com lives no Instagram voltadas para a população em geral e a sociedade civil. Ainda de acordo com a diretora geral do Banco de Leite Humano, serão realizados quatro diálogos, entre os dias 10 e 13 de agosto, transmitidos pelo perfil da SES (@saudepbgov), com duração de 1h (16h às 17h). “A programação voltada para profissionais e para o público foi pensada para dar a dimensão da importância da amamentação na saúde do bebê e da criança em longo prazo, tanto para as questões nutricionais, quanto intelectuais. E ainda para mostrar que a amamentação vai muito além da participação apenas da mãe e do vínculo com o bebê, é preciso técnica, apoio da sociedade, da família entre outros fatores”, finaliza Thaise Ribeiro.

A Paraíba é o primeiro estado a ter o credenciamento de “Hospital Amigo da Criança” em todas as unidades que fazem mais de mil partos por mês. Isso é o resultado das ações de saúde da família voltadas para o aleitamento e da capacitação contínua dos profissionais orientar as mães no processo da amamentação. Atualmente o Estado conta com a Rede de Bancos de Leite que coleta, mensalmente, uma média de 723,7 litros, com a colaboração de 507 doadoras, distribui uma média de 607,1 litros de leite e proporciona o atendimento a 733 receptores.

Programação completa e links de inscrição

Encontro da Rede de Bancos de Leite e Postos de Coleta da Paraíba
Data e horário: 03 de agosto de 2020, das 14h às 16h
Relato de experiência: Estímulo do uso do leite materno ordenhado (protocolo de aumento da produção de leite materno) e sua relação na redução do tempo de internação do RNPT em unidade neonatal de uma maternidade em João Pessoa.
Inscrição: https://forms.gle/FSanPSZKzrgSY5AS9
Público: Rede de Bancos de Leite e Postos de Coleta

Seminário de Abertura do Agosto Dourado na Paraíba
Data e horário: 06 de agosto de 2020, das 14h às 17h

Programação: 14h – Aconselhamento em Aleitamento Materno em Tempos de Pandemia – Palestrante: Thaise Ribeiro (SES PB); 15h30 – Guia Alimentar para menores de 2 anos – Palestrantes: Sara Silva e Glauciane Leistcer (Ministério da Saúde).

Atualização em Manejo Clínico da Lactação no enfrentamento ao COVID-19
Data e horário: 11 de agosto de 2020 das 14h às 16h;

Lives:  O Bebê Vem Ai…
Instagram: @saudepbgov
Horário: 16h
10/08 – Manejo da amamentação
Palestrante:  Diretora geral do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro
11/08 – Exterogestação;
Palestrante: Nutricionista, Laura Fernandes;
12/08 – Os primeiros dias do bebê;
Palestrante: Pediatra, Dra. Nadja Marques;
13/08 – A interferência do frênulo lingual e dos bicos artificiais no processo da amamentação.
Palestrante: Fonoaudióloga, Priscila Arruda

Atualização NBCAL – LEI 11.265
Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª infância, bicos, chupetas e mamadeiras.
Data e horário: 18 de agosto de 2020 das 14h às 16h;

Aleitamento Materno e Introdução Alimentar Saudável
Data e horário: 25 de agosto de 2020 das 14h às 16h;

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.