Psicólogos destacam importância das relações de amizade no cuidado com saúde mental

0

Com a chegada do Dia do Amigo, celebrado no Brasil no dia 20 de julho, a vontade é de abraçar as pessoas que amamos. Porém, com a pandemia do novo coronavírus e os cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão, os abraços precisam ser apenas virtuais. Psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacam a importância de continuar as relações de amizade e familiar pela internet, entendendo que o diálogo e o afeto têm o poder de mudar o dia de quem está vivendo o isolamento social.

Uma ferramenta fundamental para lidar com esse momento é buscar se conectar consigo mesmo e com o outro. Mandar mensagens de carinho, realizar ligações (de voz ou de vídeo) para quem está distante é fundamental para contribuir no enfretamento do isolamento. Mesmo distante, é possível cuidar, zelar pela saúde do outro, ser empático e parceiro neste momento que pede criatividade e habilidades para manter uma boa saúde mental.

De acordo com o psicólogo da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, Anderson Klisnmann, que também é especialista em terapia cognitivo comportamental, o momento pede muito troca de conversas com a familiares e amigos. “Através dos meios de comunicação e das redes sociais conseguimos ter acesso as pessoas que não podemos abraçar por causa deste período de isolamento. A partir do momento em que dialogamos, deixamos um pouco as nossas angústias e anseios, o que pode ser fundamental para algumas pessoas neste contexto da pandemia da covid-19”, disse.

Outra dica importante citada por Anderson Klisnmann é estabelecer uma rotina de autocuidado, com atividades que trazem bem-estar, seja através da música, dança, programas prediletos de cada um, entre outras. “É importante levar em consideração a necessidade de se desprender dos noticiários, pois eles podem se tornar gatilhos para diversas questões emocionais. Se informar apenas do necessário é fundamental”, disse.

Para quem já sofre com depressão ou ansiedade, esse momento pode ser ainda mais complicado. É necessário buscar ajuda de um profissional, mesmo com restrições de contato pessoal. “A Prefeitura Municipal de João Pessoa disponibiliza para a população um serviço de ligação para prestar apoio emocional, visando o bem-estar psíquico do usuário que busca pelo atendimento”, informou o psicólogo.

O serviço dispõe de psicólogos de plantão de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento é feito pelo número 160.  Com ou sem ajuda profissional, é importante tirar algum aprendizado do momento e ser otimista. Ter a possibilidade de estar em casa é importante para fortalecer o relacionamento familiar e ter mais momentos com seus pais, filhos ou irmãos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.