Semam dá continuidade ao plantio urbano no Dia da Proteção das Florestas

0

Para preservar e recuperar o patrimônio ambiental da cidade, nesta sexta-feira (17), Dia de Proteção das Florestas, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão dando continuidade ao plantio urbano. Hoje estão sendo plantadas mudas de ipê rosa, pau Brasil e castanheira do Maranhão na área do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica.

O município de João Pessoa tem uma área de 211,474 km² (IBGE,2010) e, assim como toda região costeira da Paraíba, encontra-se no domínio da Mata Atlântica. A cidade possui 3.439,58 hectares de remanescentes vegetais, com 1.060,25 hectares de áreas de mangue, o que corresponde a 30,67% de cobertura vegetal no território do Município, porcentagem considerada satisfatória para a qualidade de vida da população de uma capital. A quantidade de área verde perfaz uma média de 47,11 metros quadrados por habitante.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que uma das políticas ambientais mais importantes para a gestão é o plantio urbano. “Nesse período da pandemia do novo Coronavírus trabalhamos em novos formatos, com técnicos atuando em casa, horários reduzidos, mas conseguimos manter nossos processos de cuidado das áreas verdes de João Pessoa, de tal maneira que a população vai poder voltar a desfrutar do nosso patrimônio ambiental, que se mantém como uma das marcas da cidade”, concluiu.

Balanço plantio urbano – Este ano os técnicos da Semam devem plantar e distribuir 16.757 novas árvores. Entre janeiro e primeira quinzena de março, antes da pandemia do novo Coronavírus atingir a Paraíba, 1.200 mudas foram plantadas em áreas degradadas e distribuídas 487 mudas com a população. Setenta mudas de árvores foram plantadas em praças públicas da cidade, totalizando 1.757 plantios e distribuição antes da pandemia. Após a pandemia os técnicos da Semam estão prevendo o plantio e a distribuição de mais 15 mil mudas.

Em 2019, a Semam plantou e distribuiu 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018 foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017 a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

Áreas prioritárias – João Pessoa tem dez áreas verdes prioritárias:  1) Mata do Buraquinho, 2) Áreas verdes de Mangabeira e Jacarapé, 3) Sítio da Graça, 4)Desembocadura do Cuiá, 5) Horto Florestal e Rio Cabelo, 6) Sítio Betel e Timbó, 7) Baixo curso do Rio Gramame, 8) Médio curso do Rio Gramame, 9) Margem do Rio Mumbaba e 10) Confluência dos rios Cuiá e Laranjeiras, totalizando 2.120,61 hectares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.