Cartaxo anuncia protocolos para a retomada das feiras livres em JP

0

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia, na próxima segunda-feira (20), uma ação de preparação para a retomada das atividades nas feiras livres da Capital, que já foram sanitizadas. Com foco em assegurar um retorno seguro no Plano Estratégico de Flexibilização tanto para comerciantes como também para os clientes, a gestão municipal irá realizar vacinação para influenza, testagem rápida de Covid-19 em todos os feirantes, aferição de temperatura e distribuição de máscaras e de face shield (protetor facial) para os trabalhadores. Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou o protocolo para a volta das feiras e o cronograma de preparação com ação educativa e de prevenção à saúde para atender a 1.500 feirantes da cidade.

Na retomada das feiras livres, as bancas deverão respeitar um distanciamento de 1,5 metro entre cada elas. Além disso, os comerciantes deverão disponibilizar álcool gel para clientes e o uso de máscara será obrigatório por todos. “Estamos encerrando a primeira semana da terceira etapa do Plano de Flexibilização e apresentando garantias para o retorno seguro das feiras livres. Temos um compromisso com estes comerciantes, mas um compromisso maior que é salvar vidas. Com uma ação conjunta, sem abrir mão de ouvir as pessoas, podemos apresentar as decisões que sejam as melhores possíveis e com regras de ouro para assegurar a proteção de todos”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O plano previsto para a realização das ações de prevenção a saúde organizou um cronograma de atendimento aos feirantes que acontecerá ao longo da próxima semana. Na segunda e terça-feira, os 400 feirantes da Feira de Jaguaribe serão atendidos na Escola Municipal Francisco Edwar de Aguiar. Na quarta-feira, os 150 feirantes do Mercado Central passarão pelos atendimentos no Parque da Lagoa. Na quinta-feira, 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Dumerval Trigueiro e 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.

Foto: Dayse Euzebio (Divulgação Secom-JP)

Os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira à Escola Municipal Castro Alves; os 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz e os 150 feirantes da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), serão atendidas na própria Cecaf, também na sexta-feira. Todos os atendimentos serão realizados no período da tarde, conforme cronograma. A distribuição em dias e pontos de atendimento diferentes facilita o acesso dos profissionais próximo ao local de trabalho e reduz a possibilidade de aglomerações.

O trabalho será realizado por mais de 100 profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e enfermeiros, técnicos de enfermagem, de testagem rápida e de apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação se desenvolve paralela à Operação Proteção e à Brigada Sanitária, outras frentes de trabalho da Prefeitura de João Pessoa para garantir mais segurança à Capital nesta retomada segura e planejada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.