CCJ da Assembleia aprova teste para covid-19 em amostras de sangue de doadores

0

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante reunião realizada nesta terça-feira (14), Projeto de Lei 1.850/2020, do deputado Tião Gomes, que obriga os serviços públicos, filantrópicos ou privados de hemoterapia contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Paraíba, a realizar teste de detecção da covid-19 em todas as amostras de sangue de doadores.

 

A reunião da Comissão aconteceu de forma remota, através do sistema de videoconferência, e contou com a participação dos parlamentares Pollyanna Dutra, presidente da comissão, Camila Toscano, Felipe Leitão, Ricardo Barbosa e Taciano Diniz.

 

“O Poder Legislativo da Paraíba tem atuado com foco na elaboração, apreciação e aprovação de matérias que possam minimizar os danos sociais provocados pela pandemia do novo coronavírus, além de priorizar textos e ações que possam contribuir evitando a contaminação”, comentou a presidente da CCJ, Pollyanna Dutra.

 

O projeto determina que o envio dos resultados para os doadores será feito de forma sigilosa, preferencialmente por meio eletrônico.

 

Preocupados com a utilização de recursos destinados ao enfrentamento a pandemias, os membros da CCJ aprovaram também o PL 1.831/2020, de autoria do deputado Chió, que estabelece penalidades administrativas aos agentes públicos que cometerem atos de corrupção e improbidade envolvendo recursos e bens destinados ao enfrentamento de pandemias e/ou calamidade pública.

 

De acordo com o projeto, o agente público que praticar atos ilícitos com a utilização destes recursos poderá, inclusive, sofre a perda do cargo ou função.

 

Para a presidente da Comissão, Pollyanna Dutra, o projeto é “extremamente importante”. “Percebemos que a grande maioria [dos agentes públicos] está sim fazendo jus aos recursos, estabelecendo critérios para mitigar os efeitos da pandemia, mas ainda existem gestores que estão fazendo uma má gestão dos recursos. Cabe a nós do Legislativo fiscalizar e ficar atentos”, afirmou a deputada.

 

VETOS

 

A CCJ emitiu parecer pela rejeição a dois vetos do Poder Executivo aos PL’s 1.590/2020 e 1.722/2020. Para os membros da Comissão deverá ser mantida a possibilidade de parcelamento dos débitos em contas de energia e de água e esgoto referente ao período em que vigora o Decreto de Estado de Calamidade Pública no Estado, como determina a primeira matéria.

 

Já o projeto 1.722/2020 garante a servidoras e empregadas públicas, sejam elas civil ou militar, a licença maternidade automática durante o período de pandemia. Os vetos, assim como os demais projetos, serão levados ao plenário da Casa de Epitácio Pessoa para apreciação dos demais deputados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.