Mais de 1,7 mil cartões dos SUS foram emitidos no mês de junho em JP

0

O atendimento para emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo realizado de maneira remota pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde o início das medidas de isolamento social, decretado no dia 15 de março deste ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Somente em junho foram 1.701 cartões emitidos.

De 23 de março até junho foram 5.268 usuários atendidos pelas equipes da seção do Cartão SUS. Para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, o serviço está sendo realizado pelo aplicativo Whatsapp e as dúvidas retiradas pelo telefone (83) 98610-9259.

Segundo a chefe da seção do Cartão SUS-JP, Alana Aguiar, o documento é de extrema importância para ter acesso aos serviços de saúde, sobretudo nesse período de pandemia. “O atendimento de urgência/emergência, em um primeiro momento, até pode ser dispensado a apresentação de cartão SUS, mas se o usuário não estiver interno e precisar fazer qualquer tipo de exame ou procedimento eletivo, o documento será solicitado”, informou.

Alana Aguiar ressaltou ainda que os números dos atendimentos são crescentes a cada mês, ocasionado pelo retorno gradual dos serviços e lembra: “É indispensável a apresentação do cartão SUS, uma vez que o documento é utilizado para marcação de consultas, exames, cirurgias e demais tratamentos, além do acesso aos medicamentos que são ofertados gratuitamente aos usuários”, completou.

Atendimento via Whatsapp – O atendimento é rápido e gratuito. Para quem deseja fazer o cartão SUS de maneira digital, é necessário, nesse momento, enviar via Whatsapp as fotos do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome e comprovante de residência de João Pessoa. Para menores de idade é necessário Registro de Nascimento e comprovante de residência no nome do pai ou da mãe.

Os números de telefone foram divididos por Distrito Sanitário, onde cada um possui um telefone de contato para que os usuários possam ligar ou mandar mensagem através do aplicativo.

Caso não encontre seu bairro na lista, a Secretaria de Saúde orienta o usuário ligar para 98610-9259 ou 98811-1978, que são números da coordenação do Cartão SUS, e informar o bairro, que será encaminhado para o telefone de atendimento.

Confira abaixo a lista de distritos e telefones para contato:
Distrito Sanitário I:  98699-2182 e 98699-2179
Bairros: Alto do Mateus; Bairro das Indústrias; Novais
Costa e Silva; Oitizeiro; Cruz das Armas; Esplanada; Funcionários I; Jardim Planalto e Jardim Veneza.
Distrito Sanitário II: 98699-2185 e 98699-2180
Bairros: Boa Esperança; Colinas do Sul; Cristo; Cuiá; Ernani Sátiro; Funcionários 2; Funcionários 3; Geisel; Grotão; Jardim Itabaiana; Joao Paulo II e Rangel.
Distrito Sanitário III: 98699-2181 e 98699-2183
Bairros: Colibris; José Américo; Mangabeira; Mussumago; Paratibe; Parque Do Sol e Valentina.
Distrito Sanitário IV: 98699-2184
Bairros: Dos Estados; Cordão Encarnado; Centro; Distrito Mecânico; Ipês; Ilha do Bispo; Jaguaribe; Mandacaru; Roger; Tambiá; Treze de Maio
e Varadouro.
Distrito Sanitário V: 98699-2170
Bairros: Altiplano; Água Fria; Aeroclube; Bancários; Bessa; Cabo Branco; Castelo Branco; Cidade Recreio; Expedicionários; Jacarapé; Jardim Cidade Universitária; Jardim Luna; Miramar; Manaíra; Penha; Tambaú; Timbó; Torre; Quadramares e São José.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.