Comissão da ALPB inspecionará avanços de combate à Covid-19 em CG

0

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul, receberão na tarde desta terça-feira, 30, a Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização dos entes Federativos em Estado de Calamidade Pública da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A comissão estará na cidade para conhecer as ações adotadas pela gestão no combate ao novo coronavírus.

O convite, para a vinda da Comissão, foi realizado pelo deputado Tovar Correia Lima (PSDB) após a cidade ter sido reconhecida, nacionalmente, pelo tratamento da doença com a adoção de um protocolo de saúde que está garantindo a redução da gravidade e números de internações em UTIs.

“Foi um conjunto de fatores que fez com que Campina Grande se colocasse como modelo de ações, entre eles, a capacitação dos profissionais, preparação da rede hospitalar e o envolvimento integral do prefeito Romero Rodrigues e de todos os servidores municipais. Com o prefeito Romero na linha de frente, a equipe se encorajou a trabalhar e a conquistar esse posto e esse destaque no combate a essa doença”, destacou Tovar.

Nesta segunda-feira, 29, o deputado conversou por meio de uma live com o secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reul, sobre as ações adotadas e que tornaram a cidade uma referência. O secretário de Saúde destacou alguns pontos fundamentais no trabalho realizado junto à saúde pública e que têm gerado uma reação positiva no tratamento da Covid-19 na cidade.

Entre as atuações, Reul citou o Gabinete de Crise montado logo no início da pandemia, assim como preparação da rede de saúde, a testagem da população e o protocolo de tratamento precoce. Tovar, que esteve até o mês passado à frente da Secretaria de Planejamento de Campina Grande (Seplan), participou das ações de combate à Covid-19 e integrava o comitê gestor de crise.

Segundo o secretário de Saúde, Campina Grande tem garantido uma redução no número de casos graves da doença por conta do tratamento precoce que inicia com a busca da população por um atendimento na UPA ou nos postos de saúde. Para ele, essa ação tem garantido a redução de casos graves da doença, inclusive do número de mortes.

“Já na UPA o paciente recebe o diagnóstico e também a medicação para o tratamento em casa. A ampliação dos locais de testes, que agora são realizados em 13 locais, fez a diferença para esse resultado positivo. Campina Grande é a cidade com mais casos recuperados na Paraíba, com um percentual baixo de mortes por conta da Covid-19”, afirmou Reul.

Testagem – Entre as novas medidas no combate ao novo coronavírus, Campina Grande irá oferecer uma testagem mais segura e com resultados mais rápidos. De acordo com Filipe Reul, a Prefeitura está fechando contrato com laboratório para realização do teste Swab, com resultado previsto para sair em até seis horas. “Isso é fundamental para planejamento e tratar o paciente de forma mais rápida”, disse o secretário, lembrando que Campina Grande foi a primeira cidade da Paraíba a adquirir os testes rápidos.

Outros pontos, como a insalubridade de 40% para os profissionais de saúde, o processo seletivo para novas contratações, a disponibilização de leitos de hotéis para os profissionais da linha de frente, o direcionamento de ambulâncias do Samu exclusivas para a Covid-19, além da distribuição de máscaras de proteção e conscientização da população nas feiras, filas de bancos e centro da cidade, também foram essenciais para tornar Campina Grande uma referência no combate ao novo coronavírus.

Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.