CCJ aprova projeto de Cida Ramos que estimula doação de plasma por pessoas curadas da covid-19

0 222

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (29), o Projeto de Lei 1.811/2020, que incentiva a doação de plasma sanguíneo por pessoas curadas do novo coronavírus na Paraíba.

De acordo com o Projeto, a Secretaria de Saúde do Estado ficará responsável por emitir um certificado de “Amigo da Saúde” para os doadores, que serão beneficiados com a isenção no pagamento de taxa de inscrição de concurso público das administrações direta e indireta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e meia-entrada em eventos culturais ou esportivos, subsidiados com recursos públicos.

“A Paraíba já iniciou o uso do plasma para o tratamento de pacientes em estado grave devido a Covid-19, tendo sido o primeiro estado do Nordeste a adotar essa alternativa terapêutica. As pessoas que se curam da infecção desenvolvem anticorpos no seu plasma que podem ser úteis para ajudar a recuperação de pessoas com formas graves da Covid-19. Nosso projeto visa incentivar essa doação, ajudando no combate ao coronavírus”, ressaltou Cida Ramos.

O doador de plasma deve entrar em contato com o Hemocentro da sua cidade; precisa ter entre 18 e 60 anos; comprovar estar curado da Covid-19 e não apresentar sintomas há pelo menos 15 dias; sendo mulher, não ter histórico gestacional e não ter doenças como hepatite B e C, sífilis, HIV ou doença de chagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.