Rede Municipal de Saúde oferece atendimento especializado para usuários de álcool e outras drogas

0

Nesta sexta-feira (26) é comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Em João Pessoa, a rede municipal de saúde disponibiliza atendimento especializado aos usuários de álcool e outras drogas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano. Para as crianças e adolescentes o atendimento é oferecido no Caps Infanto Juvenil Cirandar.

Nos Centros, os usuários recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias. Porém, para evitar a disseminação do coronavírus, os serviços passaram por adaptações.

“No Caps David Capistrano foi necessário reorganizar os atendimentos para respeitar o distanciamento seguro para a saúde dos usuários e dos profissionais, a exemplo de restrições nos trabalhos desenvolvidos em grupos”, explicou Alessandra Cruz, psicóloga e coordenadora da área técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A psicóloga destaca que, devido ao isolamento social, a procura por atendimento no Caps David Capistrano aumentou. “Percebemos uma procura maior do usuário, que enxerga o serviço como fonte de segurança. Assim também como os familiares têm procurado mais neste momento em que precisam ficar mais tempo em casa e precisam de um suporte para lidar com o usuário de álcool e outras drogas num momento de crise”, disse.

Para ter acesso ao atendimento nos Caps, a família ou o próprio paciente pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por alguma Unidade de Saúde da Família (USF). O atendimento é 24 horas e o telefone para contato é: 3218.5244.

Caps Infanto Juventil Cirandar – É um serviço que integra a rede atenção psicossocial do município de João Pessoa. Atualmente, mais de 580 crianças e adolescentes na faixa etária de três a 17 anos são acompanhados pelo Centro, que recebe casos de transtorno mental severo ou persistente e uso abusivo de substâncias psicoativas.

No local são oferecidos atendimentos de psicologia, psiquiatria, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem, oficinas terapêuticas com educador social, práticas integrativas e dispensação de psicotrópicos com atendimento clínico farmacêutico, além de oficinas terapêuticas também para os familiares.

O atendimento é realizado por demanda espontânea, ou seja, a pessoa (ou o responsável) pode procurar o serviço diretamente. Porém, para evitar aglomeração e a disseminação do coronavírus, durante o período de pandemia estão sendo atendidos apenas os casos de extrema necessidade. Para orientações, o público pode entrar em contato através do número 3214-6079, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Dia Internacional de Combate às Drogas – A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Serviço:
Caps David Capistrano

Endereço: Rua José Soares, s/n, Rangel.
Telefone: 3218-5244
Horário de Atendimento: 24h

Caps Infanto Juvenil Cirandar
Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Róger.
Telefone: 3214-6079
Horário de Atendimento: 8h às 16h

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.