Semam promove atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente

Secretaria realizará jogos educativos virtuais e lives sobre função dos zoológicos

0

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, está promovendo uma série de atividades virtuais para marcar a Semana do Meio Ambiente 2020. As ações virtuais respeitam as determinações dos decretos municipais, para não promover aglomerações e incentivam o distanciamento social, contribuindo para que as pessoas, em especial as crianças e adolescentes, possam se divertir em casa, evitando a disseminação do novo coronavírus.

No perfil da Bica, no Instagram ( @parquedabica ), estão sendo postados, até o dia 12 de junho, uma série de vídeos relacionados ao meio ambiente e também jogos que testam o conhecimento sobre fauna e flora da Mata Atlântica. No último sábado (6), o médico veterinário Thiago Nery, da Divisão de Zoológico da Bica e a bióloga Neide Martins, coordenadora da Educação Ambiental, fizeram a live “Bate Papo Animal”, sobre como funciona o parque, como deve ser o comportamento das pessoas para que se integrem à natureza sem estressar os bichos, quais as espécies que estão abrigadas na Bica, entre diversas outras informações que fizeram o público tirar dúvidas e interagir com a equipe.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “as ações virtuais são uma maneira de marcarmos a Semana do Meio Ambiente, levando entretenimento para as pessoas, reforçando a necessidade de respeitarmos o distanciamento social, num esforço que todos nós estamos fazendo para conscientizar as pessoas desse momento tão difícil. Sabemos que não está sendo fácil cumprir a determinação de ficar em casa, mas ainda não temos outra forma de reduzir a disseminação do coronavírus. Por esta razão, a Semam promoveu uma série de ações virtuais”, concluiu.

Tema – Este ano a Semam vai trabalhar o tema “Ecossistemas Urbanos e a Manutenção da Biodiversidade em Tempos de Distanciamento Social”. As ações se estendem até a sexta-feira, dia 12, com programação variada, sempre respeitando as regras de distanciamento social e as normas estabelecidas pelos decretos municipal e estadual, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Programação Semana do Meio Ambiente 2020

As ações da programação estão sendo lançadas e divulgadas nas plataformas digitais da PMJP e também no portal: @prefjoaopessoa e @parquedabica.

08/06/2020
-Vídeo Educativo: Mata Atlântica e Desmatamento, apresentado por Vinícius Polary, estudante de Biologia/UFPB, voluntario no Parque da Bica.

09/06/2020
-Mini Oficina: Como Preparar uma Muda de Árvore, com o biólogo Carmelo Edson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

10/06/2020
-Mini Oficina: Como Plantar sua Árvore – Martinho Queiroga, engenheiro agrônomo da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam – vai ensinar a plantar, falar sobre distância, como preparar a cova e como cuidar da futura árvore.

11/06/2020
-Vídeo: Contação de Histórias e Lendas da Bica e do Brasil, para público infanto- juvenil, apresentado por Maik Medeiros, estudante de Biologia/IFPB e Natália Flôres, estudante de Biologia e Técnica em controle ambiental, voluntários do Parque da Bica.

12/06/2020
-Oficina de brinquedos com material descartável/reciclável, apresentado por TayzzahGouveia estudante de Engenharia Ambiental/FPB, voluntária Parque da Bica.

– 15h – Live com tema: “Benefícios das Plantas em Ambientes Urbanos”. Convidados: Anderson Leite Fontes, engenheiro agrônomo diretor de Controle Ambiental da Semam, diretor da Regional Nordeste –SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) Neide Martins,
bióloga, paisagista, coordenadora da Educação Ambiental do Cepam (Centro Estudos e Práticas Ambientais da Bica).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.