Primeira Chance: governo abre 450 vagas de estágio para alunos da rede estadual

0

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) lançou nesta segunda-feira (18) o site oficial do Programa Primeira Chance. No endereço primeirachance.seect.pb.gov.br os alunos dos cursos técnicos e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino poderão se cadastrar no Banco de Talentos do programa, no qual terão acesso a 450 vagas de estágio em empresas, órgãos públicos e nas próprias escolas. As inscrições poderão ser feitas a partir de amanhã, terça-feira (19) e seguem até o dia 5 de junho.

De acordo com Rayssa Ferreira Alencar, coordenadora do Programa Primeira Chance, as vagas serão definidas em três modalidades. “Ao todo serão 450 oportunidades para os alunos, sendo 350 para estágios externos e 50 para práticas profissionais dentro das próprias escolas. Além disso, serão oferecidas 50 vagas de estágio em parceria com o Centro de Operações Integradas da Polícia (Ciop) e o Instituto de Polícia Científica (IPC)”, explicou a coordenadora.

Calendário – A partir do dia 1º de junho, serão lançados editais para que as empresas interessadas em receber alunos da Rede Estadual de Ensino possam se cadastrar. Segundo a coordenadora Rayssa Ferreira Alencar, todos os processos devem acontecer de maneira remota.

“Após o lançamento oficial do site com o Banco de Talentos, as inscrições serão iniciadas no dia seguinte e seguem até o dia 5 de junho. No dia 1º de junho, vamos divulgar os editais do programa junto às empresas. Todo esse processo será feito on-line. Em seguida, em julho, acontecerão as entrevistas com os alunos. E, se tudo der certo, em setembro eles já devem estar trabalhando”, disse Rayssa.

Primeira Chance – Criado em abril de 2019, o Programa Estadual Primeira Chance visa o incentivo à primeira formação profissional de estudantes e egressos da Rede Estadual. O programa também faz articulações entre a formação acadêmica e formação profissional para estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.

Em 2019 foram 230 vagas, sendo 100 para práticas profissionais e 130 para estágios externos nas áreas de hospitalidade e lazer, têxtil e empreendedorismo, com 44 empresas participantes em todo o estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.