PMJP segue fiscalização de decreto nos mercados, feiras livres e praças

0

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) segue com o trabalho de fiscalização do cumprimento do decreto municipal nas praças. A circulação nesses espaços foi proibida no decreto publicado no último sábado (9), bem como foi suspensa temporariamente a realização de feiras livres e, desde então, a fiscalização foi intensificada nesses locais.

 No que diz respeito às praças, as ações começaram ainda na segunda-feira (11). Equipes das Secretarias fazem rondas nesses locais durante todo o dia. Já passaram pelas praças do José Américo, Mangabeira, Bancários, Bairro dos Estados, Valentina, Geisel, Rangel, Funcionários, Torre, Tambiá  e Bessa. “Sabemos que a nossa Capital possui espaços públicos muito atrativos, mas o momento é de conscientização. Ainda estamos com uma taxa de isolamento social inferior aos 70% recomendado. Nossas equipes estão vistoriando esses locais e orientando a população quanto às normas estabelecidas no decreto municipal. É preciso ficar em casa, garantir o isolamento social e pensar no bem coletivo”, destacou Zennedy Bezerra.

Na semana passada a PMJP já havia proibido o acesso às praias e parques. As medidas anunciadas no último sábado visam reforçar o cumprimento do isolamento social na Capital. As vistorias estão atuando em pontos estratégicos, praças que costumam atrair uma grande quantidade de pessoas, como Praça da Paz (Bancários), Praça Lauro Wanderley (Funcionários), Praça Soares Madruga (Valentina), o entorno da Vila Olímpica (Bairro dos Estados), entre outras. Todos os bairros estão sendo contemplados com a fiscalização.

“No geral a população está aceitando bem. Quando encontramos alguém, informamos que não é permitida a circulação de pessoas e logo a pessoa vai embora. Onde encontramos um maior fluxo de pessoas até agora, foi no bairro do Geisel, próximo ao Almeidão. O local é conhecido pela prática de atividade física e constatamos seis pessoas ontem na área. Dialogamos com os presentes, que compreenderam e foram para casa”, destacou Edisio Peixoto, chefe de Gabinete da Sedurb.

 Feiras – Em relação às feiras livres, estão suspensas temporariamente e o trabalho de fiscalização por parte da Sedurb nesses locais vem sendo intenso desde o domingo (10). O trabalho não envolve apenas a fiscalização da suspensão temporária das feiras, mas também o funcionamento dos serviços essenciais dentro dos mercados, garantindo que todas as exigências estabelecidas na publicação municipal estejam sendo cumpridas. Todos os mercados e pontos onde costumam acontecer feiras livres estão sendo visitados diariamente.

Nesta terça (12), dois boxes foram fechados, por não se encaixarem dentro dos serviços considerados essenciais. “A gente conversa também com os responsáveis pelos boxes que podem funcionar, vistoriamos o uso de máscaras por parte de funcionários e clientes, bem como a disponibilização de álcool gel”, explicou Joubert Fonseca, diretor de Serviços Urbanos da Sedurb.

Comércio informal – A Sedurb também está fiscalizando o comércio informal no Centro e no entorno dos mercados. “No geral observamos que as pessoas estão compreendendo a importância do isolamento social. Encontramos uma banca ou outra e dialogamos, as pessoas compreendem e se retiram. Nas vistorias também constatamos um ou outro carrinho de fruta no entorno dos mercados que, após a abordagem, também se recolheu. O trabalho é de conscientização e será contínuo”, explicou Joubert.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.