Coronavírus: PMJP disponibiliza atendimento psicológico gratuito por telefone

0

Pensando no bem-estar e na saúde mental da população e dos profissionais que trabalham na linha de frente em combate ao Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Saúde Mental, disponibilizou o atendimento psicológico gratuito por telefone.

Através do número 160 (segunda a sexta, das 8h às 16h) e do número 32143333 (domingo a domingo, das 7h às 19h), uma equipe de psicólogos e técnicos em saúde mental estará disponível para atendimento dessas pessoas. A Área Técnica da Saúde Mental orienta aos usuários que liguem para o 160 e os profissionais da saúde para o número 3214-3333.

A ideia do serviço é poder ouvir as pessoas que estão na quarentena, mas se sentem ansiosas e com medo; e os profissionais de saúde, que estão na linha de frente trabalhando arduamente. “As pessoas que estão trabalhando nos hospitais não estão imunes ao medo e todos os sentimentos que a pandemia vem causando. Queremos trazer conforto a essas pessoas através de uma simples conversa, que pode aliviar um pouco a forma de lidar com tudo isso”, explicou Alessandra Cruz, coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental.

Ao fazer a ligação, o usuário ou profissional da saúde, já é atendido por um psicólogo que faz a escuta e se necessário encaminha para atendimento em alguns dos Centros de Atendimentos Psicossocial (CAPs). A coordenadora reforça que o serviço não é um tratamento, mas é um trabalho de escuta e alívio, pois a falta de interação social e outras consequências da quarentena podem dificultar a forma de lidar com o momento.

CAPs – Os Centros de Atendimentos Psicossocial são serviços que atendem a pessoas com grave sofrimento psíquico ou o uso abusivo de álcool e outras drogas, buscando tratar as crises para que elas possam recuperar a autonomia e voltarem às suas atividades cotidianas. O atendimento está acontecendo, porém, seguindo todas as normas de segurança de forma que evite aglomeração de pessoas, através de marcação prévia por telefone.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.