Saúde disponibilizará testes rápidos para população com sintomas da Covid-19

0

O Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, começa a ser preparado para a realização de testes rápidos na população que se enquadre nos critérios elegíveis para um possível diagnóstico da Covid-19, a exemplo de um quadro de síndrome gripal, com sintomas como febre, dores do corpo, tosse e coriza. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a previsão é de que os testes comecem a ser feitos a partir da próxima semana.

Além da Capital paraibana, os testes rápidos também deverão ser realizados em Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Monteiro, Picuí e nos demais municípios que integram as 16 regiões de Saúde do Estado.

A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, afirmou que está em andamento um estudo sobre a melhor forma da aplicação dos testes. “Devemos fazer com drive thru ou com filas, respeitando o controle rigoroso da Vigilância. Nós estamos estudando a bula do teste rápido no Lacen para definir a melhor estratégia e, caso a pessoa já tenha ultrapassado o período da sintomatologia, a gente vai fazer essa captação com a imunidade da doença”, explicou.

Ela também informou que os kits de testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde para realizar a testagem nos profissionais da Saúde e da Segurança Pública já foram distribuídos entre os 16 postos das regionais de Saúde e com as Secretarias Municipais de Saúde de João Pessoa e de Campina Grande.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.