Prefeitura de João Pessoa reabre dois hospitais para combater coronavírus

Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba e o Hospital 13 de Maio serão reestruturados e equipados

0

A Prefeitura de João Pessoa anunciou na manhã deste domingo (22) a reabertura de dois hospitais que devem reforçar a rede hospitalar de combate ao novo coronavírus. O decreto com a medida será publicada na segunda-feira (23) e requer a reestruturação de instalações do prédio onde funcionava o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), em Tambiá; além do antigo Hospital 13 de Maio, no Jardim 13 de Maio.

A requisição será válida durante o período de emergência e de prevenção à Covid-19. De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, os hospitais serão reestruturados pela Prefeitura de João Pessoa para que se tornem aptos para receber pacientes.

Conforme a Prefeitura, os proprietários dos hospitais concordaram em ceder as unidades ao poder público, enquanto durar a situação de emergência. O prazo para início de funcionamento das unidades ainda não foi informado.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) está autorizado a realizar os exames para o coronavírus, após um fase de qualificação e capacitação feita pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, as coletas continuam sendo realizadas na Paraíba e encaminhadas para serem analisadas no Pará. No entanto, conforme Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde do Estado, o laboratório estadual já deve começar a funcionar no início do mês de abril.

Para que o Lacen Estadual passe a realizar os testes, duas fases já foram cumpridas. A capacitação e qualificação realizada como treinamento pelo Ministério da Saúde já foi cumprida. Além disso, a estrutura também já está devidamente autorizada. Agora, a Paraíba aguarda o recebimento do insumo para realização dos testes, o que deve acontecer até o fim do mês de março, de acordo com Talita Tavares.

Fonte: G1PB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.