Professora relata soco de mãe de aluno após discussão: ‘Humilhada’

0

Uma professora de 34 anos foi agredida em uma escola municipal de ensino de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a educadora relatou ao G1 neste domingo (15), ela foi vítima da mãe de um aluno da unidade, que a desferiu um soco, além de agredi-la verbalmente.

A agressão ocorreu na tarde desta sexta-feira (13), na Escola Municipal Professora Isabel Bréfere, no bairro Aviação. Conforme relata a professora, que prefere não se identificar, ela ministra aulas ao aluno ‘pivô’ da discussão desde o ano passado. Ele está no 5º ano e estuda no período da manhã.

“Durante o ano passado eu não tinha tido nenhuma indisposição, nem com a mãe e nem com o aluno. Já neste ano, logo no início das aulas, há cerca de um mês, o descontentamento dela começou por conta do lugar que o menino estava sentado. Eu o troquei de lugar porque ele conversava muito com os colegas e não prestava atenção na aula”, explica a profissional.

De acordo com a educadora, após a mudança, a mãe do aluno foi até a porta da sala de aula e a questionou sobre a troca de lugar. “Eu expliquei que era para não atrapalhar a aula e os estudos dele, já que ele conversava muito. Porém, já alterada e bem agressiva na forma de falar, ela disse que eu estava o excluindo”, relembra.

 mulher teria saído e procurado a diretoria, mas foi informada que não haveria a possibilidade de mudança de classe, pois o prazo para essa transferência já havia acabado. “Depois disso, ela não foi mais na sala. Continuei a prática normal das minhas aulas, já que sempre passo olhando, de mesa em mesa, os cadernos de cada uma das crianças. Faço isso para ver se a lição está completa e anotar, para os pais acompanharem a situação”, diz.

Dois dias antes de ser agredida, a professora conta que escreveu no caderno desse estudante que a lição estava incompleta. Nesse período de tempo, conforme relata, o aluno já tinha tido atitudes inadequadas com colegas de classe. “Veio um pai reclamar semana passada da forma que esse menino falou com o filho dele. Fiz a ocorrência e mandei a convocação para a responsável, no mesmo dia que escrevi no caderno sobre a lição”, relata.

Após o ocorrido, a educadora relata que a mãe do aluno compareceu na escola para reclamar dela. Foi então que, na sexta-feira, durante a aula, a professora afirma que resolveu chamar o estudante para conversar, perguntando o que estava acontecendo.

“Ele falou que eu só fazia anotações no caderno dele e só dava bronca nele. Expliquei que não era isso e que agia assim com todos os alunos, quando necessário, e que, aquele tipo de pensamento era ridículo, porque como educadora tenho a função de ensinar com relação aos estudos. Ele [aluno] pegou as coisas dele e saiu sem a minha autorização, falando que falaria com o diretor”, afirma.

A vítima acionou a Polícia Militar e registrou boletim de ocorrência por lesão corporal na Delegacia de Polícia de Praia Grande. Foram solicitados exames ao Instituto Médico Legal (IML). O G1 tentou contato com a mãe do estudante, mas não conseguiu retorno até a última atualização desta reportagem.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande ressalta que repudia qualquer tipo de agressão. A Administração Municipal informa que a Secretaria de Educação (Seduc) está analisando os fatos, a fim de adotar as devidas providências .

A Seduc ressalta que a professora tomou medidas adequadas para solucionar problemas na sala de aula. A pasta está dando todo respaldo para a profissional, inclusive, disponibilizando o atendimento psicológico.

G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.