‘Não é momento de medidas como estas’, diz Mandetta sobre suspender aulas e fechar aeroportos

Ministro criticou decisão do governo do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que proibiu eventos; Saúde afirma que ainda atualizará boletim de casos

0

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comentou nesta quinta-feira a decisão do governador do Distrito FederalIbaneis Rocha (MDB), de suspender aulas na rede pública e privada por cinco dias por conta do novo coronavírus.

— Não é momento de medidas como estas — afirmou Mandetta.

O decreto de Ibaneis também suspende, nesse período, eventos que exijam licenças do governo do Distrito Federal, que registrou dois casos confirmados de Covid-19.

Ao descer do palco, o ministro se irritou com a aproximação dos repórteres e perdeu a esportiva. Voltou ao palanque para responder aos questionamentos à distância, ao lado do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e a secretária de Saúde do município, Ana Beatriz Busch.

— Não dá pra falar perto assim — disse.

Em seguida, Mandetta respondeu às perguntas da imprensa. Disse que já está em diálogo com o Congresso para a obtenção de recursos. Há uma reserva de R$ 5,1 bi para a Saúde nesse momento, mas para a liberação é necessária a autorização do deputado Domingos Neto, do Ceará, que foi relator no ano passado.

Ainda segundo o ministro, a liberação será per capta. Ou seja, vai ser feita de acordo com o número de habitantes de cada região.

São Paulo e Rio de Janeiro estão sendo acompanhados de perto por serem cidades que recebem mais turistas.

— Já li o plano do Rio e conversei com o secretário estadual. O Rio tem uma rede hospitalar muito grande. Se a gente tiver os hospitais equipados, tem uma grande capilaridade — disse.

Sobre a possibilidade de fechar aeroportos, a exemplo do que fez Donald Trump, nos Estados Unidos, o ministro afastou, por ora, a possibilidade.

— Se a gente fecha, trava a economia e não chega nem remédio. Temos que pensar na economia.

 

Novos casos

 

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira 60 casos, mais 930 suspeitos. Mas, com dados das secretarias de Saúde do país e do hospital Albert Einstein, em São Paulo, o número já chega a, pelo menos, 81 casos.

Foram notificados seis casos do novo coronavírus no Paraná, os primeiros do estado. Há 46 casos suspeitos sendo investigados. Também foram registrados mais dois casos no Rio Grande do Sul, alcançando quatro.

Os 60 diagnósticos reconhecidos pelo Ministério da Saúde se distribuem da seguinte forma pelo território nacional: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Distrito Federal (2), Bahia (2), Pernambuco (2), Espirito Santo (1), Minas Gerais (1) e Alagoas (1).

No Rio, dois novos casos foram confirmados. Foi registrado o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus, segundo a Secretaria estadual de Saúde. O paciente é um homem de 72 anos, da capital, que está em isolamento domiciliar. Ele acabou contaminando também a mulher. O estado de saúde do idoso é estável, segundo a pasta.

 

Fonte: OGLOBO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.