João Azevêdo inspeciona obras de esgotamento sanitário na Zona Sul de João Pessoa

0

 

obras de saneamento em JP Foto Francisco França Secom PB (17).JPG

 

O governador João Azevêdo visitou, na tarde desta sexta-feira (28), obras de esgotamento sanitário que estão em execução nos bairros Colibris, José Américo e Valentina de Figueiredo, todos na Zona Sul de João Pessoa. Nesta segunda etapa, estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões, fazendo com que a Capital chegue a mais de 80% de cobertura de esgotamento sanitário.

As obras incluem cinco estações elevatórias: duas do sistema de esgotamento sanitário do José Américo, beneficiando também Água Fria, Cidade dos Colibris e adjacências; uma estação elevatória no bairro do Valentina Figueiredo; e mais duas do sistema de esgotamento sanitário que vai beneficiar as praias do Seixas e Penha.

Durante a visita técnica, o governador João Azevêdo falou da importância das obras de esgotamento sanitário para a qualidade de vida da população de João Pessoa. “A conclusão dessas obras fará com que João Pessoa ultrapasse 80% de sua população beneficiada com sistema de esgotamento sanitário. Um esgoto que é coletado, tratado em estações adequadas, que não é lançado em rios, nem nós temos interceptor marinho. É uma cidade que tem uma preocupação muito grande com esgotamento sanitário, e que temos mantido isso”, afirmou, destacando que bairros como José Américo e Laranjeiras ficarão com 100% do sistema de esgotamento sanitário concluído.

A obra compreende, ainda, a implantação de mais de 41 km de rede coletora, além de 2,2 mil km de emissários e 3,5 km de receptores. Esse conjunto de equipamentos possibilitará cerca de 9 mil ligações, beneficiando uma média de 40 mil pessoas.

obras de saneamento em JP Foto Francisco França Secom PB (14).JPG

Já o secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, destacou a importância social das obras de esgotamento sanitário nos bairros da Zona Sul de João Pessoa. “Depois de um certo tempo, a população sequer vai perceber, porque os tubos ficam enterrados. Mas, evidentemente, tem um valor muito grande: saúde da população e também para o meio ambiente. Ter um município do porte de João Pessoa alcançando mais de 80% de cobertura de esgotamento sanitário é motivo de muita alegria para nós que fazemos parte do Governo do Estado”, disse.

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius, ressaltou que o esgotamento sanitário demonstra o compromisso do Governo do Estado com a população de João Pessoa, explicando de que modo ocorrerá a integração dos sistemas: “A obra atinge essas três frentes: a conclusão das bacias C e D do José Américo; No Valentina, a bacia A e também a bacia C, que vão se integrar aos sistemas já existentes, complementando o José Américo, que vai ficar com 100% de cobertura de esgotamento sanitário, carreando esses esgotos, de forma adequada, para a estação de tratamento de Mangabeira, onde estamos fazendo mais um módulo”, concluiu.

 

Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.