Pedro destina emenda de R$ 519 mil para laboratório da UFCG

0

O deputado federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Pedro Cunha Lima (PSDB), destinou emenda no valor de R$ 519 mil que possibilitou a aquisição de um Cromatógrafo Gasoso acoplado com espectrometria de massa para o Centro de Ciências e Tecnologia de Alimentos (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O equipamento possibilita a realização de análises da qualidade de cachaça e elementos voláteis.

O parlamentar ressaltou a importância da chegada do equipamento para instituição de ensino. “Com o cromatógrafo os pesquisadores da UFCG vão poder desenvolver estudos que possibilitam assegurar a qualidade da cachaça, produto no qual a Paraíba se destaca pelos diversos engenhos de produção, bem como, contribuir para melhoria do ensino superior”, destaca Pedro.

O equipamento foi entregue à instituição de ensino na última quinta-feira (13) e recebido pela coordenadora do laboratório, professora Mônica Tejo.

Produção – Dados da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), a Paraíba é o maior fabricante de cachaça de alambique do país, possui 80 engenhos que juntos fazem 12 milhões de litros por ano. No Brasil, existem cerca de 40 mil produtos de cachaça artesanal. O Estado possui 30 engenhos que produzem e engarrafam cachaça e outros 50 apenas produzem a bebida, vendendo a outras marcas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.