PMJP e BID lançam manifestação de interesse e empresas de arquitetura e urbanismo de todo o mundo

0

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dão mais um importante passo para o início da implantação do Programa João Pessoa Sustentável, projeto pioneiro que vai investir capital estrangeiro pela primeira vez na cidade, com recursos da ordem de U$ 100 milhões e contrapartida da PMJP. Foram lançados oficialmente os vídeos para a manifestação de interesse de empresas de arquitetura e urbanismo de todo o mundo que desejam participar do programa no Complexo da Beira Rio, que prevê novas habitações e urbanização de oito comunidades, além da criação do Parque Linear do Rio Jaguaribe.

A partir de agora, a PMJP quer contar com empresas inovadoras que queiram fazer parte deste momento de transformação da cidade e contribuir, através de seus projetos inovadores, para propiciar o desenvolvimento sustentável a partir do fortalecimento da gestão urbana e pública municipal e por meio de intervenções integrais para famílias vulneráveis. Os projetos devem encontrar as soluções para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Complexo da Beira Rio, impactando diretamente na qualidade de vida de 1.960 famílias.

Pensando no planejamento da cidade em longo prazo e com crescimento sustentável, o projeto visa a construção de até 675 moradias em três conjuntos habitacionais que serão construídos às margens da Avenida Beira Rio, e reassentar 851 famílias que vivem em condições insalubres e com risco de inundações. As empresas devem respeitar critérios de inovação com eficiência energética, água, materiais, design arquitetônico, evoluabilidade, inclusão de gênero, acessibilidade e funcionalidade.

Além disso, o Programa João Pessoa Sustentável vai promover grandes mudanças que vão além das habitações, como a construção do Parque Linear às margens do Rio Jaguaribe, através de uma ação integrada de requalificação urbana e ambiental para dar acesso a condições dignas de habitabilidade e dotando as comunidades dos serviços essenciais de infraestrutura urbana. Os projetos devem contemplar pavimentação, drenagem, esgoto, paisagismo, mobiliário urbano, iluminação pública e ciclovias, com soluções eficientes, inovadoras e sustentáveis.

Para mais informações, é possível conferir através do Portal da Transparência da PMJP, nos dois links: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=4534 e https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=4533. Os vídeos também foram disponibilizados no perfil da Prefeitura no YouTube, nos links: https://youtu.be/DYwI-sb8GYo e https://youtu.be/WZGr2hjrwdc.

JP Sustentável – O projeto conta com 60 ações de grande porte. Dentre as quais, além da construção dos conjuntos habitacionais no Complexo da Beira Rio e do Parque Linear às margens do Rio Jaguaribe, envolvendo oito comunidades que serão completamente urbanizadas; a implementação da Escola de Governança e Gestão, que irá qualificar cada vez mais os profissionais da Prefeitura; investimento importante na segurança urbana e cidadã, por meio da instalação do Centro de Cooperação da Cidade, onde será unificado todo o monitoramento da cidade, do trânsito às equipes de prevenção de desastres naturais, entre outras ações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.