Ações da Funad servem como modelo para Governo do Estado do Piauí

0

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência ( Funad) está servindo como modelo de gestão  da política da pessoa com deficiência para o Estado do Piauí. A presidente do órgão, Simone Jordão, recebeu o secretário de Estado da Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí, Mauro Eduardo, que, acompanhado de sua equipe, conheceu o trabalho da instituição e se informou como a Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com apoio da Funad, implantou os Centros Especializados de Reabilitação (CER).

Durante a reunião, a equipe do Piauí conheceu a dinâmica de trabalho da Funad, que possui mais de 5 mil usuários e presta cerca de 13 mil atendimentos por mês, em todas as áreas da deficiência e é referência nacional em serviços de atenção à esclerose múltipla, microcefalia e autismo. No Piauí, o Governo do Estado pretende criar uma rede de atenção à pessoa com deficiência, com centros especializados e, por isso, a visita à Paraíba foi considerada tão importante.

“Nós ficamos impressionados com o serviço prestado pela Funad e como ela conduz a política da pessoa com deficiência. Tiramos dúvidas, esclarecemos pontos importantes do ponto de vista técnico e jurídico, os caminhos que devemos trilhar e como conduziremos nosso trabalho, a partir do que já desenvolvemos no nosso Estado. Uma parceria muito valiosa que renderá bons frutos e a Paraíba abriu nossa visão para diversos pontos para essa rede de assistência, desde diagnóstico, identificação de quem é de fato a pessoa com deficiência, emissão de laudos, garantia dos direitos e respostas ao cidadão que tem deficiência, com respeito à sua dignidade. A Paraíba é um exemplo a ser seguido”, ressaltou o secretário piauiense Mauro Eduardo.

Simone Jordão destacou que essa luta é prioritária.”O Governo da Paraíba não poupa esforços para garantir  a assistência à pessoa com deficiência , com uma rede ampliada de garantia de direitos e oferta de serviços, que garantem a inclusão plena da pessoa com deficiência no Estado”, completou.

A equipe do Governo do Piauí permanece na Paraíba até esta quarta-feira (5). Além de conhecer os serviços oferecidos na Funad, fará visitas aos Centros de Referência no interior do Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.