CAA-PB divulga regulamento do programa de Saúde Mental para a Advocacia; agende sua consulta

0 26

A Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA-PB) divulgou, nesta terça-feira (29), o regulamento do projeto de Saúde Mental para a Advocacia, que disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para os advogados e advogadas adimplentes com a anuidade da OAB-PB, nos consultórios da sede da CAA-PB, localizada na Avenida Mato Grosso, no bairro dos Estados, em João Pessoa (PB). 

Confira o regulamento clicando AQUI . Também foi disponibilizado o FORMULÁRIO para o advogado participar do programa.

O programa, lançado no final do mês passado em alusão ao Setembro Amarelo, é coordenado pela psicóloga clínica, Jaismélia Felix, e está sendo realizado em parceria com a OAB-PB e a Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (APAM). Para agendar sua consulta com a psicóloga e/ou psiquiatra, o advogado (a) deverá ligar para a sede da CAA-PB, no telefone (83) 3133-3400.

A psicóloga Jaismélia Felix explica que o projeto tem como base a “Cartilha da Saúde Mental da Advocacia: O cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros”, de autoria da Conselheira Federal Sandra Krieger.

“Nela, surge um questionamento um tanto óbvio e desafiador referente aos profissionais da advocacia, como cuidar dos direitos dos outros sem cuidar de si? Em seguida, chama a atenção para as doenças mentais que afligem os profissionais: depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo e burnout, além de comorbidades como dependência química e, não raro, suicídio. A cartilha alerta essas questões de alta relevância no tocante a como anda a Saúde Mental da Advocacia”, destaca Jaismélia Felix.

O presidente da CAA-PB, Assis Almeida, lembra que, de acordo com a Associação Americana de Psicologia, os advogados sofrem de depressão 3,6 vezes mais do que os não advogados. “As ações da Caixa de Assistência demonstram sua preocupação com a saúde e com a vida dos advogados. A profissão dos advogados e advogadas é uma das mais estressantes, é um das que mais desencadeia doenças psicossomáticas e mentais; e, além deste projeto, nossas atividades de incentivo às práticas esportivas são essenciais para combater esses males”, afirmou.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.