CAA-PB divulga regulamento do programa de Saúde Mental para a Advocacia; agende sua consulta

0

A Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA-PB) divulgou, nesta terça-feira (29), o regulamento do projeto de Saúde Mental para a Advocacia, que disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para os advogados e advogadas adimplentes com a anuidade da OAB-PB, nos consultórios da sede da CAA-PB, localizada na Avenida Mato Grosso, no bairro dos Estados, em João Pessoa (PB). 

Confira o regulamento clicando AQUI . Também foi disponibilizado o FORMULÁRIO para o advogado participar do programa.

O programa, lançado no final do mês passado em alusão ao Setembro Amarelo, é coordenado pela psicóloga clínica, Jaismélia Felix, e está sendo realizado em parceria com a OAB-PB e a Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (APAM). Para agendar sua consulta com a psicóloga e/ou psiquiatra, o advogado (a) deverá ligar para a sede da CAA-PB, no telefone (83) 3133-3400.

A psicóloga Jaismélia Felix explica que o projeto tem como base a “Cartilha da Saúde Mental da Advocacia: O cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros”, de autoria da Conselheira Federal Sandra Krieger.

“Nela, surge um questionamento um tanto óbvio e desafiador referente aos profissionais da advocacia, como cuidar dos direitos dos outros sem cuidar de si? Em seguida, chama a atenção para as doenças mentais que afligem os profissionais: depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo e burnout, além de comorbidades como dependência química e, não raro, suicídio. A cartilha alerta essas questões de alta relevância no tocante a como anda a Saúde Mental da Advocacia”, destaca Jaismélia Felix.

O presidente da CAA-PB, Assis Almeida, lembra que, de acordo com a Associação Americana de Psicologia, os advogados sofrem de depressão 3,6 vezes mais do que os não advogados. “As ações da Caixa de Assistência demonstram sua preocupação com a saúde e com a vida dos advogados. A profissão dos advogados e advogadas é uma das mais estressantes, é um das que mais desencadeia doenças psicossomáticas e mentais; e, além deste projeto, nossas atividades de incentivo às práticas esportivas são essenciais para combater esses males”, afirmou.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.