OAB-PB discute com servidores do Judiciário possível fechamento de comarcas na Paraíba

0

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (23), com o diretor-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-PB), Benedito Fonsêca Junior, e com o vice-presidente do Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário da Paraíba (Sintaj-PB), José Ivonaldo, para discutir o possível fechamento de comarcas no Estado.

Na oportunidade, as entidades manifestaram a preocupação com a medida apresentada pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), o desembargador Marcio Murilo da Cunha Ramos, que pretende fechar 16 comarcas no Estado. A proposta foi aprovada recentemente pelos comitês orçamentários e de priorização de primeiro grau do TJPB.

Ainda durante a reunião, foi entregue ao presidente da OAB-PB uma cópia do memorando que foi encaminhado da presidência do TJPB para o comitê orçamentário e também para o comitê de priorização que são órgãos consultivos do Tribunal que dispõe entre outras iniciativas, a desinstalação das Comarcas no estado.

“Colocamos para o presidente da OAB-PB como foram às discussões tanto em um comitê como no outro, discussões que nos levaram a convicção de que de fato o Tribunal pretende fechar essas 16 Comarcas. Nós discordamos totalmente dessa iniciativa por entender que irá trazer sérios prejuízos à população e aos profissionais da área”, destacou José Ivonaldo.

José Ivonaldo também ressaltou “que a intenção de trazer o documento para o presidente da Ordem é justamente para fazer com que se tenha a oportunidade de ampliar esse debate envolvendo seguimentos importantes da sociedade”.

Paulo Maia lembrou que nos anos de 2017 e 2018 a OAB-PB realizou, ao lado de entidades sindicais, a exemplo da Associação dos Técnicos, Auxiliares e Analistas do Poder Judiciário da Paraíba (ASTAJ-PB) e Sindojus, da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), prefeitos, vereadores, deputados e lideranças das cidades atingidas, intensa luta contra proposta do TJPB para desinstalar 15 Comarcas no Estado, até que em agosto do ano passado o Tribunal arquivou o projeto.

Paulo Maia afirma que o acesso à Justiça é um direito essencial da população, sobretudo a mais carente. “Ao nosso ver, o ideal é que o poder Judiciário continue nas comarcas. Em que pese a necessidade de contingenciamento de recursos, uma comarca nunca será um comércio, uma farmácia. A medida prejudicaria os mais pobres, os mais vulneráveis que necessitam da efetiva presença do poder Judiciário. Quem sofre os efeitos da morosidade são os mais pobres”, declarou.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.