Presidente da OAB Nacional recebe título de cidadania de Campina Grande

0

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOA), Felipe Santa Cruz, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, receberam, na noite dessa quinta-feira (04), o título de cidadania de Campina Grande, durante solenidade na Câmara Municipal da cidade, presidida pela presidente da Casa, a vereadora Ivonete Ludgério. 

O título de cidadania a Felipe Santa Cruz foi proposto pelos vereadores Renan Maracajá, Ivonete Ludgério, Luciano Breno e Rodrigo Ramos. Já o de Paulo Maia pelos vereadores Marinaldo Cardoso e Alcindor Vilarim.

Na oportunidade, Renan Maracajá fez uma saudação a Felipe Santa Cruz e disse que o dia era especial para os vereadores, para a cidade, para o presidente da OAB Nacional, pelo extraordinária momento quando Campina Grande o recebe com a mais importante honraria do município. “Essa honraria se justifica pelas suas raízes familiares, mais especificamente na cidade de Monteiro. Campina é grata com quem lhe acolhe, essa terra sabe dignificar aquele que mesmo não estando presente no seu cotidiano a tem com o coração e o respeito que lhe é devido, que sabe honrar sua amizade”, comentou.

O procurador da prefeitura de Campina Grande, José Fernandes Mariz, fez uma saudação aos homenageados, em nome da advocacia. “Não vim aqui como procurador, venho aqui saudar os bastiões da nossa democracia, nossas garantias constitucionais, o direito de falar, de se posicionar contra tantos atropelos e espancamentos a garantias constitucionais”, disse. A  advogada Andressa Maia (filha do presidente da OAB-PB), também fez uma saudação a Paulo Maia.   Marinaldo Cardoso e Alcindor Vilarim também saudaram Paulo Maia.

Em seu discurso, Felipe Santa Cruz disse ser uma honra enorme receber a cidadania Campinense e agradeceu a Ivonete Ludgério pela homenagem. “Campina é a maior Subseção do Nordeste, com mais de quatro mil advogados. É uma cidade referência em todo o Brasil. Viva a Campina Grande e contem comigo como seu novo conterrâneo”, afirmou.

Santa Cruz falou ainda sobre o momento de crise vivido pelo Brasil, lamentou o descrédito da população com dias melhores e cobrou respeito aos princípios constitucionais. “Só as nossas instituições podem dar as repostas, podemos ajudar o Executivo. É preciso olharmos nosso Estatuto, nossa Constituição e a nossa história. Nós acreditamos no contraditório, no devido processo legal, no respeito a divergência, porque só sobrevivemos nela. A liberdade de expressão, política, a advocacia e a arte, morrem com o autoritarismo, coma visão unilateral, com a opressão, seja de quem for”, declarou.

Já o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, lembrou de sua primeira ida a Campina Grande, no final da década de 1970, ao lado do pai. Ele citou algumas obras que a Seccional está realizando em Campina Grande, a exemplo da nova sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), e também ressaltou a importância de Campina Grande para a política, cultura, advocacia, educação e economia da Paraíba, do Nordeste e de todo o Brasil.

“Ter sido guindado ao posto de cidadão desta cidade, que tem a alcunha de Rainha da Borborema, é algo que não consigo mensurar. Quero dizer para todos da profunda emoção de receber esse título hoje. A cidadania pode em determinados momentos ser banalizada, mas ela é de uma grande simbologia, que de banal nada possui. Agora como cidadão de Campina Grande, mais ainda acrescenta na minha alma, no meu espírito, nos meus princípios e valores”, declarou.

Cristiano Teixeira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.