PMJP leva serviços de saúde para novas famílias venezuelanas acolhidas na Capital

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma ação, nesta sexta-feira (5), para oferecer serviços de promoção à saúde aos venezuelanos que foram acolhidos recentemente em João Pessoa. As atividades aconteceram nas Aldeias Infantis SOS, no bairro de Mangabeira, onde as famílias venezuelanas são recebidas ao chegarem à Capital.

Durante a ação, foi realizado um levantamento epidemiológico dos membros das sete famílias que chegaram no final do mês passado. Além disso, foi ofertado atendimento médico e odontológico, atualização das vacinas, atualização do Cartão SUS, orientação nutricional, teste rápido para pesquisa de malária, palestra sobre arboviroses e teste para comprovação de cura daqueles que relataram já terem sido diagnosticados com dengue ou outra arbovirose em seu país de origem.

“Com isso, estamos prestando assistência humanizada, garantindo que eles iniciem uma nova etapa da vida com saúde e dignidade, fazendo um bloqueio para que eles se protejam de doenças e também não sejam transmissores”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

Outras atividades semelhantes têm sido realizadas desde o início do ano para atender as outras famílias que chegaram anteriormente na Capital. Ao todo, são 67 venezuelanos membros de 16 famílias acolhidas nas Aldeias Infantis SOS.

Atendimento – Atualmente, estas famílias estão sendo atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários e, em casos de emergência, recebem atendimento em qualquer uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa.

Projeto Brasil Sem Fronteiras – É uma parceria das Aldeias Infantis SOS e a Acnur, agência de acolhimento internacional vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), para receber famílias em situação de refúgio. As famílias são acolhidas num período médio de três a seis meses, até serem inseridas no mercado de trabalho e programas de assistência social, resgatando sua autonomia e iniciando o processo de desligamento do projeto para abrirem espaço ao acolhimento de outras famílias.

Aldeias – As Aldeias Infantis SOS atuam no Brasil há mais de 50 anos e oferecem atividades diárias em 187 projetos, que geram impactos positivos para aproximadamente 11 mil pessoas, de 26 localidades do país, por meio de ações de educação, esporte, lazer, geração de renda e empregabilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.