ALPB aprova junho como Mês de Enfrentamento às Drogas no Estado da Paraíba

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nessa terça-feira (20), projeto de lei 189/2019, que institui em junho o Mês de Enfrentamento às Drogas no Estado da Paraíba. A proposta é do deputado estadual Wilson Filho (PTB), presidente da frente parlamentar que trata da problemática.

“É um problema que não escolhe classe social. Pode atingir todas as famílias, das mais ricas e abastadas às mais pobres e humildes. Toda a sociedade está vulnerável. É um problema que só tende a crescer se não for combatido de maneira enfática. E é um problema que se relaciona de maneira direta com a saúde, com a segurança pública. Portanto, a importância de se ter um mês para tratar deste assunto”, justificou.

O projeto prevê que no mês de junho será realizada uma agenda de campanhas de conscientizção e palestras informativas sobre o dano causado pelo uso de drogas, tanto no nível individual, como social.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), comemorou a aprovação da lei e avaliou que o problema das drogas é hoje uma epidemia que não atinge mais apenas os grandes centros urbanos, portanto, a necessidade da implantação de políticas públicas que diminuam a vulnerabilidade da sociedade com relação ao tema.

“A questão das drogas é uma epidemia que está muito forte, não só nas capitais e grandes cidades, como nos interiores e pequenas cidades. Precisamos ter políticas públicas para que possamos combater com esta situação e buscar soluções”, ressaltou.

A lei segue agora para sanção do chefe do Executivo estadual, João Azevêdo (PSB), para que junho deste ano seja, pela primeira vez na história paraibana, o Mês de Enfrentamento às Drogas no Estado da Paraíba.

Paraíba sem Drogas

Ainda durante a sessão ordinária dessa terça-feira, foi aprovada, também por unanimidade, o projeto de resolução que cria a campanha ‘Paraíba sem Drogas’. A ideia surgiu em visita do parlamentar ao estado do Ceará. Lá, após audiências com entidades e autoridades, Wilson Filho tomou conhecimento da campanha Ceará Contra as Drogas, que mobilizou todos os setores da sociedade e foi capitaneada pela Assembleia Legislativa do Ceará no combate à epidemia crescente do consumo de drogas. Aqui, o mesmo deve acontecer com a ALPB sendo protagonista do processo.

Histórico de luta na causa

A luta de Wilson Filho (PTB) no combate ao problema vem desde de 2011, quando ele assumiu a 1º vice-presidência da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados e realizou palestras em diveras cidades brasileiras, além de promover audiências em municípios paraibanos para conscientizar os diversos segmentos da sociedade sobre os males do uso de drogas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.