Jornalista lança livro sobre “Turismo Musical” na Bricktops Café em João Pessoa

0
‘Turismo Musical no Rio de Janeiro’ – o nome, por si só, já mostra ao leitor boa parte do que pode ser esperado na obra que será lançada no próximo dia 5 de junho, às 19h, na cafeteria Bricktops Café, no bairro de Tambaú, em João Pessoa (PB). De autoria da jornalista paraibana Rafaela Gambarra, o título do livro, no entanto, não dá brechas para o mais fascinante: a inspiração para sua produção veio das canções do compositor Chico Buarque.
“Muitas pessoas conhecem Chico Buarque pela sua produção relacionada a temas como política, a alma feminina, e o próprio samba. Mas ele produziu, também, ao longo de sua carreira, dezenas de músicas que falam sobre o Rio de Janeiro. É possível conhecer o Rio inteiro ouvindo a discografia de Chico. Das regiões mais pobres à zona sul, ali com Copacabana e Ipanema”, diz a autora.
Para produzir a obra, ela conta, foi feita uma vasta pesquisa: primeiro, sobre o próprio Chico Buarque e toda sua biografia; depois, sobre sua produção musical, que teve início com a música ‘Tem mais samba’, em 1963. “Eu já era fã do Chico há muito tempo e, por isso, conhecia muitas músicas, mas com a ideia da produção do livro, passei a ir em busca dessas canções com um olhar de pesquisadora”, explica.
Feita a compilação das músicas que fazem, em suas letras, alguma referência à Cidade Maravilhosa, foi a hora de se lançar de fato na viagem: foram mais de 20 dias no Rio de Janeiro visitando os locais citados para, a partir daí, passar a escrever a obra. “No livro, o que eu faço é convidar o leitor a fazer essa viagem comigo. Ir à Mangueira, por exemplo, ao som de ‘O piano na Mangueira’, ou à Copacabana ouvindo ‘Las muchachas de Copacabana’”, conta Rafaela.
‘Turismo Musical no Rio de Janeiro’ está sendo lançado pela editora Chiado, cuja sede é em Lisboa e, hoje, com dez anos, já tem oito escritórios internacionais, sendo um deles em São Paulo.
Rafaela Gambarra é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba, onde obteve também o título de mestre em Jornalismo. Já atuou nas redações dos jornais A União e do Jornal da Paraíba. Hoje, atua como assessora de imprensa do Governo do Estado e do Sebrae Paraíba.
Serviço:
Lançamento do livro ‘Turismo Musical no Rio de Janeiro’
Local: Bricktops Café (Av. Nego, 657, Tambaú)
Dia: 05 de junho (terça-feira)
Horário: 19h

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.